Em novembro, o Azerbaijão sediará a reunião da COP-29 e o encontro da União Interparlamentar, principal evento para os parlamentos no enfrentamento das alterações climáticas.
O Azerbaijão, país localizado na região do Cáucaso, entre o Leste da Europa e o Oeste da Ásia, pretende firmar pelo menos 8 acordos de cooperação com o Brasil, incluindo um tratado para a proteção de investimentos. Foi o que afirmou o Embaixador Rashad Novruz, que nesta quarta-feira, 14, reuniu-se com o presidente da CREDN, Lucas Redecker (PSDB-RS) e o deputado Claudio Cajado (PP-BA).
Novruz também formalizou convite para que a CREDN se faça representar na COP-29, que será realizada em Baku, capital azeri, em novembro. Na oportunidade, também serão realizadas reuniões da União Interparlamentar (UIP), que reúne parlamentares de vários países. Claudio Cajado, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Azerbaijão, também representa a Câmara na UIP.
“O Azerbaijão tem como prioridade fortalecer as relações políticas com o Brasil, especialmente por meio da diplomacia parlamentar. Nossa política externa se baseia em dois pilares: soberania e pragmatismo”, assinalou o Embaixador.
Brasil e Azerbaijão negociam, atualmente, vários acordos e em setembro os dois países devem discutir como ampliar a cooperação em temas como agroindústria, meio ambiente, relações exteriores, economia, com foco nos investimentos azeris no Brasil, e entre as respectivas agências espaciais.
“Há um grande potencial a ser prospectado para as relações entre os dois países, inclusive sobre fertilizantes, insumo prioritário para o nosso agro. Além disso, pela sua localização geográfica e suas vastas reservas petrolíferas e de gás no mar Cáspio, o Azerbaijão é uma importante alternativa às instabilidades no Oriente Médio”, reconheceu Redecker.
COP-29
A 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-29), será realizada em Baku, capital do Azerbaijão, entre os dias 11 e 22 de novembro. “Nós queremos aproveitar esta oportunidade para que os parlamentares dos dois países possam dialogar sobre questões globais e as relações bilaterais”, explicou Rashad Novruz. O embaixador disse, ainda, que o Azerbaijão pretende participar da COP-30, que será em Belém (PA), no ano que vem.
As informações são da Assessoria de Imprensa da CREDN.