Na noite do dia 15 de agosto ocorreu o embarque tático das tropas brasileiras para o início da fase operacional do Exercício CORE 24. Foram empregadas aeronaves AH-64 (Apache), UH-60 (Black Hawk) e CH-47 (Chinook) do Exército Americano, infiltrando a tropa CORE até o local controlado pela tropa oponente do exercício.
O embarque marca uma das fases de um assalto aéreo, operação em que tropas são transportadas e inseridas em uma área de combate por meio de aeronaves, geralmente helicópteros. Essas operações são utilizadas em situações em que o objetivo é realizar ataques rápidos, tomar ou defender posições estratégicas, ou ainda, realizar missões táticas de forma eficiente e com um tempo de resposta reduzido.
Na atividade, os militares brasileiros demonstraram adestramento e prontidão na preparação e na execução do assalto aéreo, estando em alto grau de integração operacional com a tropa norte-americana, que opera em conjunto com os brasileiros.
A tropa, que é de origem paraense, é composta por 180 militares. Para participarem do Exercício CORE 24, os militares passaram por intenso adestramento, em nove edições da Operação Munduruku, realizadas em Marabá.
Início do Exercício
Os militares brasileiros passaram por uma semana de adaptação e instruções complementares junto ao Exército Americano. Após a chegada aos Estados Unidos, teve início a fase RSOI (Reception, Staging, Onward Movement, and Integration), que é um acrônimo do Exército Americano que se refere às atividades operacionais previstas para as tropas ao entrarem em um Teatro de Operações e pode ser traduzido como Recepção, Preparação, Movimento contínuo e Integração. no contexto da Operação CORE 24.
CORE 2024 (Combined Operation And Rotation Exercise)
O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. A primeira edição aconteceu no Brasil em 2021, a segunda, em 2022, na cidade de Luisiana nos EUA. Já em 2023, a terceira edição aconteceu na região norte do Brasil.