O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e suas comitivas realizaram uma visita oficial ao Comando de Aviação do Exército (CAvEx), nesta sexta-feira, dia 16 de aosto. A visita teve como foco principal a avaliação das capacidades operacionais da unidade e o acompanhamento dos recentes avanços da Aviação do Exército (AvEx).
Durante a visita, as autoridades foram recebidas pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, acompanhado do Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima, e puderam visitar as instalações do Forte Ricardo Kirk, suas aeronaves e capacidades. Entre as principais atividades, destacam-se a passagem pelo Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) e a sua moderna Divisão de Simuladores de Voo, que proporcionam treinamento avançado e realista aos pilotos e mecânicos de voo.
A comitiva também visitou o Batalhão de Manutenção e Suprimentos de Aviação do Exército (B Mnt Sup Av Ex), onde foram apresentados os processos de manutenção e os recursos dedicados ao suporte das aeronaves da Força Terrestre. A visita ao Batalhão ressaltou a importância da logística e do suporte técnico para garantir a operacionalidade contínua das aeronaves.
Outra tecnologia apresentada durante a visita, foi o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) Categoria 2, o Nauru 1000. Este sistema representa um avanço significativo na tecnologia de drones militares utilizados pelo Exército Brasileiro.
O SARP CAT 2 foi desenvolvido para realizar diversas missões, incluindo vigilância, reconhecimento e coleta de informações, aumentando a capacidade de monitoramento e resposta do Exército. “Faltava mostra ao Ministro da Defesa o coração da Aviação do Exército. Ele tem visto a atuação da Aviação em inúmeras missões que a Aviação foi demandada, como na Operação São Sebastião, em fevereiro de 2023, onde só houve atendimento dos Bombeiros num primeiro momento porque as nossas aeronaves aqui de Taubaté voaram com Óculos de Visão Noturna e permitiram os primeiros resgates ainda de noite e assim tem sido o tempo todo, mais recentemente na Operação Taquari II, no Sul do país. Então, mostrar a Aviação do Exército hoje para o Ministro, é mostrar onde acontece todas as coisas, desde a parte de formação, de administração, de logística e de manutenção.”, explicou o Comandante do Exército, General Tomás.
O Ministro da Defesa José Mucio, ressaltou a relevância da Aviação do Exército e seu preparo. “Todo mundo tinha a obrigação de saber o que as Forças Armadas fazem pelo Brasil. Fico muito orgulhoso de ser brasileiro, der estar a frente do Ministério da Defesa e ser parceiro do trabalho que tanto nos orgulha e que é tão pouco divulgado.”
Ainda durante a passagem pela AvEx, o Ministro José Mucio foi agraciado com a Medalha Mérito da Aviação do Exército e falou sobre a importância da condecoração.
A honraria foi criada em maio de 2022 para homenagear os militares aeronavegantes do Exército Brasileiro, da ativa ou da reserva, que tenham se destacado pelo excelente desempenho funcional e civis que tenham se destacado no exercício profissional e prestado relevantes serviços à Aviação do Exército.
Ao final da jornada, as autoridades puderam constatar o papel essencial da Aviação do Exército proporcionando mobilidade para a Força Terrestre, sua atuação em missões de ajuda humanitária, de segurança nacional e de defesa do país.
As informações são do Comando de Aviação do Exército