No período de 2 a 9 de agosto, militares do 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola, sediado no Rio de Janeiro (RJ), participaram da Operação Encore, no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras, na cidade de Resende.
A operação Encore corresponde à última etapa do processo de certificação da Força-Tarefa Encouraçada, Força de Prontidão (FORPRON) do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUES – 9ª Bda Inf Mtz). Nessa etapa, da chamada Simulação Viva, o Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) realizou a verificação e a validação do adestramento da tropa em um exercício no terreno.
Na Operação, uma Bateria de Obuses do Grupo Escola, que integra a Força-Tarefa Encouraçada, desdobrou os subsistemas de Artilharia e apoiou a manobra defensiva da Força-Tarefa, contribuindo para o êxito da operação.
A Bateria realizou fogos reais de Artilharia, praticando diversas técnicas, como Regulação, método de tiro CEIFA, e correção especial de Feixe Convergente.
Foi utilizado o Sistema Digitalizado de Artilharia de Campanha (SISDAC), que confere maior eficiência na busca de alvos e garante maior agilidade e precisão no desencadeamento de fogos, sendo o 31º GAC (Es) uma das organizações militares de Artilharia que tem sido empregada como laboratório desta tecnologia nacional.
As informações são do 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola.