United Nations Engagement Platoon oferece aulas teóricas e práticas para reforçar a precisão e eficácia em operações de paz
A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Operações de Paz e Humanitárias de Caráter Naval da Marinha do Brasil (COpPazNav), sediado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), realizou entre os dias 29 de julho e 8 de agosto, o II United Nations Engagement Platoon Course (UNEP). O curso reuniu 37 participantes de diversos países, visando aprimorar as habilidades e conhecimentos relacionados às Operações de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante nove dias de intensa capacitação, os militares participaram de aulas teóricas e exercícios práticos que simularam situações reais enfrentadas em missões de paz. O curso, que busca equipar os participantes com conhecimentos essenciais para o mapeamento do terreno humano, é importante para apoiar as decisões estratégicas do Comandante do United Nations Infantry Battalion (UNIBAT).
O objetivo do UNEP é estabelecer, apoiar e promover um diálogo sustentado com os parceiros da missão. Com paridade de gênero, o curso pode acessar uma seção transversal maior e mais representativa da comunidade, o que fornecerá ao Comandante do UNIBAT um nível crítico de precisão sobre as atividades, preocupações e riscos dentro de sua área de responsabilidade.
A aluna do curso, Primeiro-Tenente Marcela França Penna Ribeiro, da Marinha do Brasil, ressaltou o valor da experiência prática proporcionada pelo curso. “Além do conteúdo teórico, tivemos a oportunidade de realizar exercícios práticos sobre as lições ensinadas em sala de aula, o que nos permitiu treinar nossas habilidades de negociação utilizando língua inglesa. Além disso, a presença de alunos estrangeiros permitiu a troca de experiências e a percepção de situações que poderiam ocorrer em campo quando não há plena compreensão idiomática, cultural ou social entre as partes”.
Já o Tenente William Souza, Royal Navy, afirmou que “este curso foi excelente, principalmente quanto à introdução ao planejamento do UNEP. A mistura de elementos práticos e de sala de aula foi eficaz no aprimoramento de nossa compreensão do conteúdo, preparando ainda melhor os militares para Operações das Nações Unidas. A natureza heterogênea da classe contribuiu para conferir realidade aos exercícios práticos, aumentando os benefícios do treinamento. E ouvir as experiências e perspectivas de militares já desdobrados em missões de paz, forneceu-nos parâmetros no mundo real. Acrescenta-se que nós (militares oriundos da Royal Navy) fomos muito bem recebidos por nossos colegas brasileiros, em um ambiente acolhedor, onde todos se sentiram bem-vindos. Esperamos que esta colaboração continue disponível para as Forças Armadas Britânicas”.
Ao final do curso, os participantes receberam seus certificados em uma cerimônia que marcou o encerramento das atividades.
As informações são da Agência Marinha de Notícias.