O Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 1ª Região Militar (SFPC1) realizou, no 1º semestre de 2024, a Operação Escudo I, para fiscalização de entidades de tiro desportivo e empresas que lidam com Produtos Controlados pelo Exército (PCE), nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Durante a operação, foram empregados 88 militares de 14 organizações militares vinculadas ao Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC). No total, 558 estabelecimentos foram abordados para averiguação de documentação, infraestrutura e segurança. As equipes do SisFPC realizaram 44 registros de autos de infração, além da apreensão de 89 armas, 953 munições, 64 blindagens transparentes, um veículo blindado, fogos de artifícios, explosivos e produtos químicos. As inconsistências verificadas serão apuradas em processos administrativos.
A Operação Escudo I foi conduzida pelo SFPC1 e coordenada pela 1ª Região Militar e pelo Comando Militar do Leste. O objetivo da ação foi reprimir e inibir irregularidades e ilícitos envolvendo Produtos Controlados pelo Exército, contribuindo para a preservação da ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio, a prevenção de ilícitos e a segurança da população brasileira.
Foto: 1ª RM
Foto: 1ª RM
Foto: 1ª RM
As informações são da 1ª Região Militar.