Função de Combate: proteção e apoio à manobra
Uma equipe do Exército Brasileiro integrou o I Fórum da Função de Combate Proteção e de Apoio à Manobra, nos Estados Unidos. A atividade reuniu líderes sêniores do Exército dos EUA e de países aliados para avaliar as capacidades da função de combate proteção – que trata das tarefas e sistemas para preservar a força, restringir as ações adversárias e aplicar o máximo poder de combate. O Fórum aconteceu no Centro de Excelência de Apoio à Manobra do Exército dos EUA, em Fort Leonard Wood, entre os dias 22 e 26 de julho.
Durante o Fórum, foi realizada uma demonstração de operação de transposição de curso d’água, destacando os principais aspectos da integração e da sincronização da proteção nesse tipo de operação, cujo sucesso depende da aplicação dos fundamentos da surpresa, preparação, planejamento flexível, gerenciamento de tráfego, organização e velocidade. Também foram apresentadas diversas tecnologias em desenvolvimento para melhorar a capacidade de proteção em operações, como os sistemas autônomos não-tripulados, que substituem a presença humana e minimizam as baixas em missões de alto risco.
Simultaneamente, foi organizada uma exposição de produtos de defesa relacionados às áreas de Engenharia, Polícia do Exército, e Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. A mostra reuniu mais de 100 fornecedores, tanto do setor privado quanto de desenvolvedores de tecnologia militar.
Para o Sistema de Engenharia do Exército Brasileiro, a experiência contribui para atualizar a doutrina de emprego e para a melhoria dos meios de transposição de curso d’água e de apoio à mobilidade das tropas. A participação na atividade também amplia a interoperabilidade entre as nações, possibilitando novas parcerias para a geração de capacidades e para o aperfeiçoamento do preparo e da doutrina militar em operações.
A representação do Exército Brasileiro ficou a cargo do Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente, General de Brigada Jorge Luiz Abreu do O’ de Almeida Filho, e do Oficial de Ligação brasileiro, Tenente-Coronel Francisco Hosken Da Cás.
As informações são do Departamento de Engenharia e Construção.