Exercício, que ocorre no município de Afuá (PA), ao norte do Arquipélago do Marajó, conta com a participação de 312 militares
A Marinha realiza, até amanhã (8), o Adestramento de Operações Ribeirinhas (ADERIB II / 2024) no Canal Sul do Rio Amazonas, no município de Afuá (PA), ao norte do Arquipélago do Marajó. Desde 31 de julho, 312 militares participam desta Operação, que faz parte do ciclo anual de adestramentos, visando à prontidão para o emprego da Força Naval em Operações Ribeirinhas. O exercício prepara os militares para a Operação “Ribeirex-2024”, maior operação da Marinha na Amazônia, que será realizada em novembro.
O Adestramento simulou a infiltração de uma organização paramilitar na Foz do Rio Amazonas. As ações de defesa foram concentradas na Ilha Piraiauara, nos Estreitos de Afuá (região de divisa com o estado do Amapá), e no Aeródromo da cidade. Os militares tiveram as tarefas de conquistar e manter objetivos em terra, além de controlar o tráfego fluvial na região do conflito.
Foram mobilizados o Navio-Auxiliar “Pará”, o Navio-Patrulha “Bracuí”, o Navio-Patrulha “Pampeiro”, três Lanchas de Ação Rápida e uma Lancha de Operações Ribeirinhas Blindada do Grupo de Embarcações Ribeirinhas do Norte, o Aviso de Patrulha “Tucunaré”, o Aviso-Auxiliar “Breves”, o Aviso Balizador “Marco Zero”, além de uma Aeronave UH-15 Super Cougar, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte.
Afuá
O município de Afuá está localizado ao norte do Marajó, na Microrregião dos Furos de Breves. O Canal do Norte, separa o município do estado do Amapá. Conhecida como “Veneza Marajoara”, a cidade é construída sobre palafitas e tem como característica marcante a ausência de carros e motos: os cerca de 40 mil habitantes se deslocam em bicicletas e à pé. A economia local é baseada na pesca, extração vegetal e agricultura.
Em Afuá está localizado o Parque Estadual Charapucu, Unidade de Proteção Integral, que abriga espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção.
As informações são da Agência Marinha de Notícias.