Militares do Exército Brasileiro, especialistas em operar no ambiente amazônico, estão prestes a embarcar para a CORE 24, treinamento com o Exército norte-americano. A tropa que se deslocará a partir do próximo dia 4 de agosto, tem nível elevado de adestramento em todas as funções de combate, fruto de preparo permanente que incluiu a realização de nove exercícios focados nas CORE 23 e CORE 24.
Desde março de 2023, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) tem conduzido os exercícios Munduruku com o objetivo de elevar o nível de adestramento de suas tropas. A Operação Munduruku I, realizada de 6 a 10 de março de 2023, marcou o início desta série de treinamentos intensivos. Este exercício focou no desenvolvimento da liderança nas pequenas frações e na coesão da tropa. Durante a operação, foram realizadas diversas atividades de adestramento, incluindo Exercício de Tiro Real de Fração, navegação, conduta em combate e comunicações. Outros cinco exercício ocorreram antes da CORE 23, atividade realizada com o Exército norte-americano em novembro de 2023.
Em 2024, foram realizados outros três exercícios em preparação para a CORE 24, que ocorrerá no mês de agosto nos Estados Unidos. Mais recentemente, a 23ª Bda Inf Sl conduziu a Simulação Viva do exercício Munduruku IX entre os dias 24 e 27 de junho de 2024. Esta atividade contou com a participação de mais de 1.000 militares de diversas Organizações Militares subordinadas, provenientes de municípios como Marabá, Itaituba, Tucuruí (PA) e Imperatriz (MA). O exercício, que ocorreu no município de Itupiranga (PA), incluiu ações complexas como planejamento detalhado, assalto aeromóvel, infiltração noturna, ataque a posições defensivas e a integração com tropas de cavalaria.
Os exercícios Munduruku, além de prepararem a subunidade que embarcará para os Estados Unidos, têm um impacto positivo em todo o efetivo da 23ª Bda Inf Sl. Através desses treinamentos, a Brigada conseguiu elevar o nível de adestramento de suas tropas, garantindo que todas as funções de combate estejam integradas e operacionais.
Combined Operation And Rotation Exercise
CORE é um acrônimo em inglês para Operações Combinadas e Exercícios de Rotação. A iniciativa tem origem no Exercício Culminating, que foi realizado em 2021 nos Estados Unidos, quando tropas aeroterrestres brasileiras participaram de treinamento com militares americanos.
Após a atividade, foi assinado um programa de cooperação que prevê exercícios bilaterais anuais até 2028, ocorrendo alternadamente em cada país. Os Exercícios CORE contam com a participação das Forças de Prontidão do Exército Brasileiro, composta por tropas que passaram por rigoroso treinamento e foram certificadas como unidade de pronta resposta para o cumprimento das missões da Força Terrestre.
A cada ano, a tropa visitante é integrada a uma unidade do país anfitrião. Até o momento, foram realizadas duas edições no Brasil, em São Paulo e na região Norte (Pará e Amapá), além de uma edição nos Estados Unidos.