Número de cigarros contrabandeados chega a 30 milhões
Uma operação da Marinha do Brasil e Polícia Federal resultou na apreensão de 1,5 milhão de maços de cigarros (3 mil caixas) contrabandeados do Suriname. Os produtos ilegais estavam em um barco, que foi abordado na terça-feira (16), no Oceano Atlântico, a cerca de 220 milhas náuticas (407 quilômetros) de Macapá (AP).
A carga, sem o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com valor estimado em R$ 7,5 milhões, seria transportada para o estado da Bahia.
Além do crime de contrabando, os militares observaram infração à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. Nenhum dos seis tripulantes apresentava habilitação de condutor no momento da abordagem.
A embarcação e os infratores estão sendo conduzidos para Belém (PA), sob escolta do Navio-Patrulha “Guarujá”, do Grupo Especial de Polícia Marítima (Gepom) e da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz), da Polícia Federal. A chegada ao Porto de Belém está prevista para o início da tarde desta quinta-feira (18).
Registrado no Porto de Belém, o barco tem 25,6 metros de comprimento e boca (largura) de 6,67 m.
Navio-Patrulha (NPa) “Guarujá”
O NPa “Guarujá” e sua tripulação de 29 militares atuam no litoral dos estados do Pará, Maranhão e Amapá, operando a partir da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA). O navio tem 46,5 m de comprimento; 7,5 m de boca (largura); e 2,3 m de calado (distância entre a linha d’água e a quilha, parte mais baixa do navio). É equipado com um canhão de 40 milímetros e duas metralhadoras de 20 mm.
Assista ao vídeo:
As informações são da Agência Marinha de Notícias.