O treinamento foi operacionalizado pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) e aconteceu nas localidades de Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM)
A Base Aérea de Natal (BANT) realizou, nessa quinta-feira (11/07), a Solenidade Militar de Encerramento do Curso de Busca e Salvamento de 2024. O evento contou com a presença do Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, que presidiu a cerimônia; do Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende; Comandantes da Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT); Comandante do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), Tenente-Coronel de Infantaria Rafael Dias Ramos Loureiro; dos instrutores e familiares dos concludentes.
Durante a cerimônia, o Tenente-Coronel de Infantaria Loureiro destacou a importância crucial das atividades de resgate. “A atividade de resgate é uma das mais importantes do PARA-SAR e da Força Aérea, sendo empregada 24h, sete dias por semana, 365 dias. Ela é a prontidão e eficácia da Aviação de Busca e Salvamento, que ano após ano garante esperança e auxílio nos momentos mais desafiadores”, afirmou o Oficial Superior.
Em seu discurso, o Brigadeiro de Infantaria Okada destacou a relevância do treinamento intensivo que os concludentes enfrentaram, mencionando o recente papel crucial dos resgatistas durante as enchentes no Rio Grande do Sul.
“Entregar mais 25 militares da Força Aérea Brasileira e um do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal à missão de Busca e Salvamento é uma grande satisfação”, afirmou o Brigadeiro. Ele enfatizou ainda a dedicação dos concludentes durante os 102 dias de treinamento, que totalizaram 1.192 horas de instrução especializada, abrangendo desde técnicas básicas até operações complexas como SAR, CSAR (Busca e Salvamento em Combate) e CASEVAC (Evacuação de vítimas).
Durante o evento, foi feita a entrega do Prêmio Destaque Operacional ao Tenente Aviador Éric Costa Braga. O prêmio é concedido ao militar escolhido pelos instrutores e pares por seu elevado padrão de preparo, dedicação, espírito de corpo e abnegação.
Os 26 concludentes, agora parte do seleto grupo do PARA-SAR, abraçam o lema “Para que outros possam viver”, refletindo o compromisso da Força Aérea em realizar missões de busca e salvamento sob as condições mais desafiadoras. “A cada operação, nos comprometemos com um lema poderoso que é o símbolo da missão dos novos resgatistas”, complementou o Brigadeiro de Infantaria Okada.
O treinamento, coordenado pelo Grupo de Especialização Tática e Especializada (GITE) e operacionalizado pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento – PARA-SAR (PARA de paraquedistas e SAR do inglês Search and Rescue, “busca e salvamento”), aconteceu nas localidades de Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM).
Fotos: Soldado Nóbrega / BANT
As informações são da Força Aérea Brasileira.