Entre os dias 26 de junho e 02 de julho, a EMGEPRON gerenciou a atracação e docagem do Navio Tanque Almirante Gastão Motta (G-23) no estaleiro RENAVE localizado na Ilha do Vianna, Niterói – RJ. A embarcação, pertencente à Esquadra da Marinha do Brasil (MB), deixou a Base Naval do Rio de Janeiro com auxílio de rebocadores para a primeira fase da reparação estrutural, prevista no Programa de Manutenção Geral.
Uma equipe composta por engenheiros e técnicos da Empresa fiscalizará a execução dos serviços de engenharia e docagem, com previsão de duração de 75 dias, e que contará com manutenção geral dos sistemas, troca de equipamentos e restabelecimento da integridade estrutural do navio. Também serão realizados reparos no casco, convés, além de revitalização na pintura. A última manutenção realizada na embarcação aconteceu em 2019 e os reparos atuais pretendem estender sua vida útil em pelo menos 10 anos.
O G-23 é um Navio Tanque da Força de Superfície subordinada ao Comando em Chefe da Esquadra, que possui um moderno sistema de reabastecimento no mar, projetado para realizar transferências de combustível mesmo sob condições adversas. O navio, com sistema de propulsão a diesel, possui 135 metros de comprimento e 19 metros de boca, além de capacidade de carga de 4.400 toneladas de diesel e mais 200 toneladas de cargas diversas.
Em seu portfólio de serviços, a EMGEPRON oferece apoio à reparação naval por meio de assessoria técnica, além de suporte à atracação e docagem com emprego da infraestrutura industrial, da segurança e das facilidades portuárias disponíveis nas Bases Navais da Marinha do Brasil, estrategicamente localizadas no Rio de Janeiro, Salvador, Natal, Belém, Manaus, Ladário e Rio Grande.
As notícias são da EMGEPRON.