Objetivo é debater soluções para os grandes desafios globais, como combate à fome e às desigualdades, a transição energética, a transformação digital e a reforma da governança global
Avanços e desafios do G20 no tema do comércio internacional, durante a presidência brasileira, foram a tônica da participação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) na Midterm Conference do T20 Brasil, um dos grupos de engajamento do G20.
A conferência, realizada entre os dias 2 e 3 de julho no Rio de Janeiro, reuniu mais de 350 participantes, incluindo líderes de think tanks nacionais e internacionais, representantes do setor público e privado, e da sociedade civil, com o objetivo de debater soluções para os grandes desafios globais, como combate à fome e às desigualdades, a transição energética, a transformação digital e a reforma da governança global.
No painel sobre Comércio Internacional e Investimento, a secretária adjunta de Comércio Exterior do MDIC, Elisa Fraga, deu um panorama das discussões que vêm sendo realizadas no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Comércio e Investimentos do G20 (TIWG, na sigla em inglês), coordenado pelo MDIC em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Ela destacou a colaboração com grupos de engajamento, como B20, T20 e W20 na definição das prioridades do grupo. “Essa colaboração é fundamental para garantir que os resultados do GT sejam significativos, inclusivos, sustentáveis e benéficos para todos”, afirmou.
Elisa apresentou os quatro temas prioritários do TIWG: Mulheres no Comércio Internacional, Comércio e Desenvolvimento Sustentável, Reforma da OMC e Fortalecimento do Sistema Multilateral de Comércio, e Desenvolvimento Sustentável em Acordos de Investimento.
Sobre o primeiro tema, a secretária adjunta detalhou a iniciativa de desenvolver um compêndio de Boas Práticas do G20 para aumentar a participação das mulheres no comércio internacional, com o objetivo de compartilhar experiências e políticas bem-sucedidas entre os países membros que auxiliem a superar as barreiras enfrentadas pelas mulheres. O documento servirá como referência para políticas futuras.
“Para encontrar essas barreiras, trabalhamos em estreita colaboração com o B20, que realizou pesquisa com mais de 1900 empresas em países do G20. O B20 também organizou um workshop em Brasília em abril, coincidindo com nossa segunda reunião do TIWG, para o qual os delegados do G20 foram convidados”, contou Elisa.
Fortalecimento da OMC e do Sistema Multilateral de Comércio
Elisa ressaltou também que ambas as recomendações do B20 e do T20 sobre o aumento da eficiência do sistema multilateral de comércio e o fortalecimento da OMC também estão alinhadas com as discussões de governo. A reforma da OMC e o fortalecimento do sistema multilateral de comércio são, de fato, uma das prioridades do Grupo de Trabalho de Comércio e Investimento para este ano.
A secretária adjunta concluiu destacando o compromisso do Brasil em liderar discussões que promovam um comércio internacional mais aberto, justo e sustentável, enfatizando a importância do diálogo multilateral para alcançar esses objetivos.
Acesse AQUI, os vídeos dos debates.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.