No dia 25 de junho, os estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), da Escola Superior de Guerra (ESG), visitaram as instalações da thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí – SC, onde está sendo desenvolvido o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT). A visita faz parte da viagem de estudos ao estado de Santa Catarina.
A comitiva composta pelo Contra-Almirante (FN) Marcelo da Costa Reis, pelo Brigadeiro do Ar Helio Severino da Silva Filho, Oficiais Superiores e civis provenientes de órgãos governamentais, foi recebida pelo Gerente do PFCT, Capitão de Mar e Guerra (RM1-EN) Roberto Moura e pelo CEO da Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis, Fernando Queiroz. Na ocasião foram apresentados os principais aspectos do Programa e a perspectiva de continuidade das atividades do estaleiro, uma vez que o PFCT alavancou a economia na região do Vale do Itajaí ao demandar mão de obra especializada e itens da cadeia de suprimentos para os navios.
A programação prosseguiu com uma visita na área de produção onde a comitiva teve a oportunidade de conhecer o moderno projeto e a tecnologia avançada utilizada na construção das Fragatas que está sendo realizada por meio de blocos, montados separadamente e, posteriormente, unidos para formar o navio.
Com previsão para ser entregue à Marinha no final de 2025, a Fragata Tamandaré – F200, a primeira das quatro fragatas do PFCT, começou a ser construída em setembro de 2022 e será lançada ao mar em 9 de agosto deste ano.
As informações são da Engepron.