O estudo sobre o sistema foi publicado na revista internacional Sensors, que foca na ciência e tecnologia de sensores
Uma pesquisa conduzida pelo aluno de doutorado, Major Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque, e pelo pesquisador, Professor Doutor Willer Gomes dos Santos, ambos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em colaboração com a George Mason University (GMU), foi recentemente publicada na prestigiada revista Sensors, revista internacional que foca na ciência e tecnologia de sensores. O artigo intitulado “Integrating Cosmic Microwave Background Readings with Celestial Navigation to Enhance Deep Space Navigation” apresenta um sistema de navegação pioneiro para missões espaciais.
O estudo revela um sistema de navegação inovador para missões espaciais, que se vale das leituras de sensores de Radiação Cósmica de Fundo, do inglês Cosmic Microwave Background (CMB), para melhorar consideravelmente a precisão na estimativa de posicionamento e velocidade dos satélites. Explorando o efeito Doppler do CMB e integrando-o com medições ópticas de corpos celestes, a abordagem emprega processamento avançado de dados por meio de filtros não-lineares, permitindo uma navegação precisa em meio às complexidades das viagens espaciais. Os resultados das simulações confirmam alta precisão dos dados e a resiliência do sistema, indicando um avanço bastante significativo para a navegação espacial e abrindo caminho para futuras iniciativas na exploração do cosmos.
O sistema de navegação criado é único e inovador, sendo a primeira vez que a ideia de usar o CMB como um sinal de referência de navegação para satélites é apresentada. A radiação CMB, conhecida como eco do Big Bang, ocorre em todas as direções e seu comportamento é bem determinado. Embora seja complexo o processo de mensuração, os avanços tecnológicos prometem mudar isso. O Major Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque, um dos autores do estudo e aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (PG/EAM) do ITA, destacou que, provada a viabilidade e a vantagem de usar este tipo de método de navegação, agora o trabalho direciona-se para o desenvolvimento de sensores que, num futuro próximo, poderão ser testados em uma missão real.
Com o desenvolvimento de novos sensores para utilizar essa radiação cósmica para fins de navegação, surgem novas oportunidades de uso desse método em órbitas mais próximas da Terra, proporcionando resiliência aos futuros satélites do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) da Força Aérea Brasileira (FAB) operarem em um ambiente com restrições operacionais, como o sinal GPS negado, e de forma autônoma.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (PG/EAM)
O PG-EAM é um programa de pós-graduação estratégico para o ITA, com foco em Engenharia Aeronáutica. Alinhado com a visão do ITA de ser uma referência de excelência no ensino, pesquisa e extensão na área aeroespacial, o PG-EAM desempenha um papel central na instituição.
Grupo colaborativo de pesquisa e desenvolvimento E2MoC
O trabalho também faz parte do grupo colaborativo de pesquisa e desenvolvimento E2MoC, criado no ITA em 20 de março de 2019. Este grupo se dedica à Engenharia de Sistemas Espaciais, Mecânica Orbital e Controle de Veículos Aeroespaciais, com a missão de contribuir para o avanço da pesquisa e desenvolvimento espacial no Brasil e no Centro Espacial ITA. O grupo visa ser uma referência internacionalmente reconhecida pela qualidade e relevância dos trabalhos realizados na área espacial, sempre buscando atender às necessidades e expectativas de seus clientes, stakeholders e da sociedade brasileira.
Fotos: ITA
As informações são da Força Aérea Brasileira.