Na última semana, foi realizado o III Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação (III ERENEEI), em Salvador, na capital baiana. Após o sucesso das edições anteriores realizadas em Recife/PE e Fortaleza/CE, o encontro deste ano, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de junho, buscou aprofundar as relações institucionais na área de responsabilidade da 6ª Região Militar.
A abertura oficial foi realizada pelo General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Comandante do Comando Militar do Nordeste (CMNE), que trouxe um breve histórico do Exército naquela região, pontuando a importância do setor de defesa para o desenvolvimento econômico.
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) foi apoiadora institucional do evento, reforçando a importância da colaboração entre setores para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A ABIMDE esteve representada por seu Presidente-Executivo, General Aderico Mattioli, além do General Ivan Ferreira Neiva Filho e do Professor Peterson Ferreira da Silva, membro do Conselho Consultivo da Associação.
O III ERENEEI teve o objetivo de divulgar oportunidades e estimular o desenvolvimento de atividades de Estudos Estratégicos e Inovação para aumentar o número de Empresas Estratégicas de Defesa no Nordeste.
Além disso, seu propósito foi integrar os setores da Tríplice Hélice, compostos pela Defesa e Segurança, Indústria e Academia, na pesquisa e desenvolvimento incremental e disruptivo.
Durante o evento, foram apresentadas as demandas do Exército Brasileiro e exploradas soluções inovadoras para atender a esses desafios. Este processo culminou na elaboração de “Cartas de Intenções e de Alianças Estratégicas”.
O Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro, também foi um dos palestrantes, com o tema: “O ERENEEI” como oportunidade para integração da Hélice Tríplice. Nesta apresentação ele falou sobre a colaboração entre universidade, indústria e governo, e apontou o evento como facilitador de troca de conhecimentos e experiências entre acadêmicos, profissionais da indústria e formuladores de políticas públicas, promovendo um ambiente propício para a inovação e o desenvolvimento tecnológico.
A programação do III ERENEEI foi diversificada e incluiu uma expo-feira, palestras, painéis de debate, visitas técnicas e salas temáticas, que foram destaque no evento, propondo soluções para desafios específicos nas áreas de Saúde, Logística Terrestre, Tecnologia de Interesse da Soberania e Defesa, e Estudos Estratégicos.
Salas Temáticas
Nas salas temáticas foi utilizada a dinâmica do JOIN (Jogo de Inovação). Representantes dos setores de Defesa e Segurança, Indústria, Comércio, Agricultura e Academia estiveram em grupos trabalhando juntos para identificar e resolver as questões críticas propostas pelo Jogo.
Exposição
A expo-feira foi uma oportunidade para divulgar ideias, pesquisas e produtos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Inovação na área de Defesa. Nesta exposição foram enfatizadas as capacidades regionais, ressaltando os resultados positivos, com ênfase nos programas de defesa civil da Bahia.
Ao ressaltar a importância da colaboração e inovação para o desenvolvimento regional, o General Mattioli disse que o III ERENEEI foi uma plataforma única para promover a integração entre setores e estimular a inovação no Nordeste do Brasil. “A parceria com a ABIMDE e outras instituições fortalece nossa capacidade de enfrentar desafios e desenvolver soluções que beneficiem a sociedade,” afirmou.
Palestra Novos Desafios BIDS
No primeiro dia de programação, o General Neiva apresentou a palestra “Base Industrial de Defesa – Enfrentando os Novos Desafios”, na qual destacou a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) como um complexo industrial, científico e tecnológico para suprir as Forças Armadas e de Segurança.
O General Neiva enfatizou a necessidade de resiliência e falou sobre o impacto da geopolítica, além das tendências globais com as crises ambientais e de saúde, barreiras protecionistas, além da relevância das cadeias de suprimentos localizadas e segurança energética.
Ele explicou ainda que as empresas estão adotando digitalização, colaboração estratégica e sustentabilidade para enfrentar os riscos. No Brasil, foram apontados alguns desafios, como a matriz de transportes ineficiente e a desigualdade social, além da sinergia entre produção de alimentos, energia verde e preservação ambiental.
A palestra destacou a necessidade de inovação e colaboração para enfrentar as dificuldades e aproveitar oportunidades no setor de defesa e segurança.
No último dia do evento, a programação incluiu visitas ao Sítio Histórico de Defesa em Salvador, e ao Campus Cimatec Park, em Camaçari (BA). O encerramento do III Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação culminou em uma reunião em que o General Ribeiro, comandante da 6ª Região Militar, parabenizou os trabalhos realizados e expressou um forte compromisso com a implementação das ações e proposições apresentadas.
Essa demonstração de apoio reforça a importância do evento e assegura que as iniciativas discutidas durante o encontro tenham continuidade, promovendo avanços significativos na integração entre universidade, indústria e governo na região Nordeste.
Conheça outras matérias veiculadas sobre o evento:
Visita ao CIMATEC de Camaçari, ao Centro Histórico de Salvador e atividades no CMC encerram o III ERENEEI
https://6rm.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias/1240-visita-ao-cimatec-de-camacari-ao-centro-historico-de-salvador-e-atividades-no-cmc-encerram-o-iii-ereneei
Segundo dia do ERENEEI tem debates em mesas temáticas com ênfase em inteligência artificial
https://6rm.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias/1238-segundo-dia-do-ereneei-tem-debates-em-mesas-tematicas-com-enfase-em-inteligencia-artificial
Palestras, debates e tour pelo CIMATEC marcam o primeiro dia do III ERENEEI
https://6rm.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias/1237-palestras-debates-e-tour-pelo-cimatec-marcam-o-primeiro-dia-do-iii-ereneei