O Instituto Militar de Engenharia (IME) concluiu um amplo projeto de modernização que culminou com a inauguração de novos espaços de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de tecnologia cibernética, inteligência artificial e engenharia nuclear. Os novos laboratórios foram inaugurados durante solenidade no dia 21 de maio.
O Laboratório de Inteligência Artificial foi criado para manter o Instituto na vanguarda do avanço científico e da inovação tecnológica. O espaço será dedicado à pesquisa básica, à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial, robótica e cibernética.
Na Seção de Engenharia Nuclear, o processo de modernização resultou na criação de dois novos espaços de ensino e pesquisa. O Laboratório de Simulação Nuclear foi projetado para o desenvolvimento de códigos computacionais aplicados a transporte de radiação, reatores nucleares, física médica, dosimetria, segurança física nuclear e aplicações de interesse da Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. Já o Laboratório de Automação Nuclear é dedicado às aplicações de robótica, automação e inteligência artificial relacionadas à indústria nuclear e à defesa contra ameaça radioativa.
Por fim, o Laboratório de Segurança Cibernética passou por uma significativa expansão, que aumentou sua capacidade de pesquisar e desenvolver tecnologias. O laboratório apoia os estudos na área de sistemas de comunicações e na área de defesa cibernética.
A modernização e a criação de novos laboratórios são fundamentais para que o IME mantenha seu papel de liderança como centro de excelência nas diferentes áreas da Engenharia. A infraestrutura laboratorial sofisticada em áreas estratégicas fortalece as capacidades do Exército e contribuir para o avanço científico e tecnológico do Brasil. A nova estrutura é também um facilitador para a integração do IME com outras escolas militares, com a comunidade acadêmica nacional e com os setores industriais.
Solenidade de inauguração
O evento de inauguração contou com a presença do General de Exército veterano Gleuber Vieira, antigo Ministro de Estado do Exército; do General de Exército Achilles Furlan Neto, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia; e de demais autoridades civis e militares.
No auditório do IME, os chefes dos laboratórios apresentaram as capacidades das novas instalações. O General de Divisão Juraci Ferreira Galdino, Comandante do IME, enfatizou a importância do evento e proferiu agradecimentos aos integrantes do IME, ao DCT, ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e à Fundação de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Exército Brasileiro (FAPEB). Em seguida, o Chefe do DCT, General de Exército Achilles Furlan Neto, também destacou a importância dos avanços tecnológicos, afirmando que “não se deve desistir jamais, pois, se nos rendermos às dificuldades, nada é realizado”.
O processo de modernização dos laboratórios foi viabilizado com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, especificamente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Estão abertas as incrições para o Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação do IME.
Para maiores informações, clique aqui.
As informações são do Instituto Militar de Engenharia.