O ISC24 realizado entre os dias 13 e 16 de maio, em Hamburgo, reuniu cerca de 3 mil especialistas do setor de Computação de Alto Desempenho (HPC)
O coordenador-geral de Tecnologias Digitais da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD) do MCTI, Guilherme Corrêa, participou entre os dias 13 e 16 de maio, da International Supercomputing Conference 2024 (ISC24), em Hamburgo, na Alemanha. O objetivo do evento foi fortalecer a cooperação internacional, explorar novas tecnologias, estabelecer contatos estratégicos no campo da Computação de Alto Desempenho (HPC) e fomentar o crescimento dessa comunidade.
Além de acompanhar palestras de especialistas internacionais o representante do MCTI visitou diversos estandes de expositores, tendo acesso a inovações de ponta apresentadas por empresas líderes no setor de HPC – o que permitiu uma visão aprofundada das últimas soluções tecnológicas, essenciais para o avanço do setor.
Segundo o coordenador-geral, também foram realizados diversos contatos para futuras colaborações no segmento da Computação de Alto Desempenho. “O evento proporcionou uma plataforma para a troca de conhecimentos, networking e estabelecimento de parcerias promissoras”, relatou.
O evento reuniu mais de 3 mil participantes internacionais para trocar ideias e conhecimentos sobre os desafios de reinventar a computação de alto desempenho. O programa abordou tecnologias emergentes, novas formas de interação entre HPC, IA e Computação Quântica. As discussões incluíram realizações e perspectivas por fornecedores, prestadores de serviços e usuários que acompanham as mudanças no cenário da HPC. A partir deste ano, a conferência incluiu também a participação de profissionais que atuam no aprendizado de máquina, na análise de dados e na computação quântica.
ISC24
O International Supercomputing Conference 2024, é uma conferência anual de destaque mundial no campo da supercomputação e computação de alto desempenho (HPC). Realizado em Hamburgo, Alemanha, o ISC24 reuniu especialistas, pesquisadores, empresas e instituições acadêmicas para discutir as últimas tendências, inovações e avanços tecnológicos em HPC.
As informações são do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.