Diante do cenário de calamidade no sul do País, a Marinha dos Estados Unidos da América (US Navy) se ofereceu para somar esforços no apoio à população afetada pelas chuvas.
Abastecido com 15 toneladas de donativos, o navio norte-americano USNS John Lenthall (T-AO-189) deixou o porto do Rio de Janeiro na quinta-feira (24) a noite, com destino ao Rio Grande do Sul (RS).
As doações, arrecadadas e armazenadas pela Marinha do Brasil, foram transportadas pelo Centro de Distribuição e Operações Aduaneiras da Marinha (CDAM) e incluem água mineral, alimentos não perecíveis, ração e material de higiene e limpeza.
Integrante da Força-Tarefa norte-americana que está no Brasil para a Operação “Southern Seas 2024”, o USNS John Lenthall realizará, na próxima segunda-feira (27), uma operação para transferência do material por VERTREP, em alto-mar, para o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A 140), da Marinha do Brasil, que está sendo empregado em apoio ao RS desde o dia 8 de maio.
Coordenada pela Marinha do Brasil, essa atividade não apenas ampliará a capacidade logística no transporte de donativos, mas também contribuirá para o fortalecimento da interoperabilidade entre as Marinhas dos dois países.
Após receber toda a carga transportada, o NAM “Atlântico” atracará novamente em Rio Grande (RS) para o desembarque do material.
NOTA DO EDITOR: Nesse momento, nota-se como faz falta um Navio de Apoio Logístico para a nossa Marinha. A aquisição de um NApLog era previsto no PROSUPER.
As informações são do site Defesa Aérea & Naval.