A Thales, líder global em alta tecnologia, estará presente na feira DroneShow, realizada em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de maio, para apresentar suas inovações ao mercado de aeronaves não tripuladas do Brasil. A empresa tem se dedicado cada vez mais ao desenvolvimento de soluções avançadas para esse segmento, do conceito e criação até a implementação e manutenção dos equipamentos.
A DroneShow Robotics 2024 tem como propósito reunir fabricantes e importadores de drones, tecnologia embarcada, robótica, sistemas autônomos, equipamentos relacionados, plataformas de processamento de dados, além de prestadores de serviços, entidades reguladoras, universidades, startups e usuários públicos e privados dessas tecnologias.
Durante a feira, a Thales irá apresentar suas soluções de Gerenciamento de Tráfego Não Tripulado (UTM) e o EagleShield, baseado principalmente no Gamekeeper, radar holográfico utilizado para detectar, identificar e classificar drones voando no espaço aéreo civil.
Fabricado no Brasil pela Omnisys Engenharia, subsidiária da Thales no país, o Gamekeeper, certificado como Produto Estratégico de Defesa (PED), se destaca como o principal componente do sistema anti-drones EagleShield e se apresenta como solução essencial para detecção e classificação de drones, podendo também ser incluído nesse sistema dispositivos de neutralização. Com a solução EagleShield e o radar Gamekeeper, os aeroportos e seu espaço aéreo ficarão ainda mais protegidos de qualquer ameaça aérea. Nos últimos cinco anos o número de aeronaves não tripuladas quadruplicou no país e alcançou a marca de 94 mil unidades registradas em 2022, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Um grande momento está sendo preparado pela empresa para acontecer durante a feira. Trata-se da formalização da parceria estratégica entre as empresas brasileiras Omnisys e IACIT e a empresa suíça Meteomatics para a colaboração na exploração do mercado de drones meteorológicos no Brasil. A Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas, desenvolve e produz drones meteorológicos, chamados Meteodrones, que se elevam a grandes altitudes coletando perfis verticais de dados atmosféricos cruciais da troposfera. A Omnisys, Empresa de Defesa, e a IACIT, Empresa Estratégica de Defesa, serão responsáveis pela promoção, comercialização, integração, operação e suporte de Meteodrones no país. O memorando de entendimento será assinado no estande da Thales no dia 21 de maio, às 14h.
“A Thales tem participado ativamente das discussões constantes do ecossistema de UTM no Brasil e a DroneShow é uma excelente oportunidade para apresentar nossas soluções de ponta e explorar esse mercado promissor. A parceria que vamos firmar durante a feira com empresas de renome são exemplos da força que queremos trazer para esse mercado. Tenho certeza que essas alianças impulsionarão a inovação e ajudarão no avanço do mercado de drones no Brasil”, afirma Luciano Rodrigues Macaferri, Diretor Geral da Thales no Brasil.
As informações são do site Defesa Aérea & Naval.