As relações diplomáticas entre o Brasil e a Turquia têm se desenvolvido significativamente ao longo das últimas décadas, caracterizando-se por uma colaboração crescente em diversas áreas, incluindo comércio, cultura e defesa.
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou o texto do acordo de Cooperação em Indústria de Defesa, firmado por Brasil e Turquia, em março de 2022. O parecer favorável é do deputado Cláudio Cajado (PP-BA).
Segundo ele, “este acordo representa uma oportunidade estratégica para o Brasil expandir e aprimorar suas capacidades defensivas em colaboração com a Turquia. Esta cooperação possibilitará o desenvolvimento conjunto de tecnologias avançadas e sistemas de defesa, essenciais para a modernização das Forças Armadas brasileiras e a garantia da segurança nacional”, observou.
Além disso, o acordo também estabelece um marco legal robusto que assegura a proteção de informações sensíveis e propriedade intelectual, elementos cruciais para a segurança e o avanço tecnológico em contextos militares. Há, ainda, a previsão de transferência de tecnologia e a coprodução de equipamentos de defesa, o que pode significar uma redução de custos e um estímulo à indústria nacional.
“A inserção de empresas brasileiras em cadeias de valor globais da indústria de defesa não só fortalece o setor como promove a geração de emprego e renda dentro do país. Ao fortalecer as capacidades de defesa de ambos os países e promover a compreensão mútua, a cooperação pode desempenhar um papel crucial na estabilização de áreas potencialmente voláteis e na construção de um ambiente internacional mais seguro e cooperativo”, explicou Cajado.
As informações são da Assessoria de imprensa da CREDN.