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NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...

Secretário-Geral da IMO participou de seminário no Brasil sobre redução da emissão de gases de efeito estufa por navios

A Organização Marítima Internacional – International Maritime Organization (IMO) – agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), que regulamenta o transporte marítimo internacional, revisou a estratégia para reduzir as emissões marítimas de gases de efeito estufa com meta de redução de até 30% das emissões em 2030 e de até 80% em 2040. Essas novas diretrizes foram apresentadas no ano passado e fazem parte de um programa de regras intituladas como Estratégia IMO 2023.

Para ampliar o debate sobre o tema, o Secretário-Geral da IMO, Arsenio Antonio Domínguez Velasco, veio ao Brasil, para o seminário ‘‘Transição Energética no Mar: Desafios e Oportunidades no Brasil“, organizado pela Marinha do Brasil (MB) e por outras instituições públicas e privadas. Ele participou da mesa de abertura e apresentou os elementos-chave, os desafios e oportunidades para o transporte marítimo internacional na perspectiva da Estratégia IMO 2023.

“Para realmente sermos mais verdes, sermos melhores e desenvolvermos novas indústrias, vamos ajudar as economias nacionais dos países, porque isso é um investimento, e precisamos começar a tomar esses passos para investir. Essa é uma agenda muito desafiadora, que foi decidida pelos Estados-Membros da IMO no ano passado. Estamos fazendo a avaliação completa dessas propostas, e qual poderia ser o impacto delas no comércio, em navios e em países, incluindo aqueles que são mais remotos, com ênfase específica também nos menores países em desenvolvimento, que menos poluem, mas também têm uma grande influência na sua região. A agenda é adotar as novas medidas até 2025, entrando para o primeiro trimestre de 2027. A avaliação final dessas propostas será submetida na última semana de setembro, e início de outubro, e é isso que vai direcionar o caminho a seguir. Nós focamos nos países em desenvolvimento para ajudar essas implementações e explorar suas oportunidades”, afirmou o Secretário-Geral da IMO, Arsenio Antonio Dominguez Velasco.

O primeiro dia do seminário aconteceu na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o segundo dia, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), ambas no Rio de Janeiro onde o Secretário-Geral da IMO também visitou a Escola de Guerra Naval e o Comando-em-Chefe da Esquadra.

Foram abordados temas, como medidas técnicas e econômicas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa por navios; avaliação de impactos; combustíveis, biocombustíveis, etanol e outros combustíveis candidatos para a transição verde; desafios regulatórios; portos verdes e corredores verdes; oportunidades para a indústria; instalações portuárias e empresas de navegação; desbloqueio de barreiras à expansão dos combustíveis verdes na indústria marítima; impactos na indústria do petróleo e gás; pontos de vista dos exportadores e operadores de comércio exterior, entre outros.

De acordo com o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Carlos André Coronha Macedo, a Marinha tem uma participação decisiva no que tange a transição energética. “Todos os assuntos são tratados dentro da Marinha, dentro da CCA-IMO, que é a comissão de coordenação dos assuntos para IMO, e depois, nós enviamos a posição oficial do Brasil para Londres, para que a nossa RPB-IMO (representação permanente do Brasil junto à IMO) possa definir e possa defender os interesses do Brasil junto àquela organização internacional. Então, nosso País está pronto para essa transição energética. Ele tem um potencial enorme em termos de combustíveis e está pronto para discutir esse assunto, que é muito importante não só para o Brasil, mas para toda a humanidade’‘, ponderou.

Durante o evento, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, realizou a entrega de comenda da Ordem do Mérito Naval à IMO. Nas palavras que proferiu aos participantes do seminário, o Almirante Olsen destacou a importância das atividades marítimas e das discussões sobre transição energética no setor. “O transporte marítimo alavanca significativamente a economia brasileira ao utilizar, como via principal, área marítima com 5,7 milhões de km², o equivalente a cerca de 67% do território nacional, a Amazônia Azul. De extensa área são retirados cerca de 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado produzidos no Brasil. Adicionalmente, por meio da infraestrutura portuária são escoados para o exterior os principais produtos da balança comercial brasileira. Dessa forma, auguro que a participação acentuada nos debates, entre os diversos órgãos e instituições aqui presentes, promova impulso substancial para uma transição energética de caráter racional, equitativo e com mínimos impactos sobre os interesses nacionais”, ressaltou o Comandante da Marinha.

Saiba mais sobre a IMO

A Organização Marítima Internacional (IMO) foi estabelecida em 1948, entrando em vigor em 1958, e reunindo-se pela primeira vez em 1959. O Brasil é membro da IMO desde 1963 e ocupa, ininterruptamente, seu Conselho desde 1967, estando, atualmente, na categoria reservada a países com maior interesse no comércio marítimo mundial.

Com 176 Estados-Membros, 66 organizações intergovernamentais e 88 organizações não governamentais, a IMO é a principal fonte de regulamentação para o transporte marítimo internacional, abordando questões que vão desde projeto e operação de navios até a capacitação de tripulantes e embarque de cargas perigosas, visando manter esse setor vital seguro, protegido, ambientalmente adequado e eficiente.

Conheça a estrutura da Marinha junto à IMO

A Marinha do Brasil – que desempenha as atribuições da Autoridade Marítima Brasileira – atua há décadas junto à IMO para a defesa dos interesses do País no contexto do transporte marítimo. Inicialmente estabelecida em 1998, a Comissão Coordenadora para os Assuntos da Organização Marítima Internacional (CCA-IMO) é a estrutura, coordenada pela MB, por meio do Estado-Maior da Armada, que atua no sentido de incentivar, continuamente, a participação do Governo, comunidade marítima, indústria, academia e sociedade nos assuntos tratados no âmbito da IMO; de analisar os temas relativos à Organização; de formular as posições nacionais a serem adotadas perante a IMO; e de propor medidas a serem implementadas, em âmbito nacional, decorrentes dos compromissos assumidos perante a IMO, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento do Poder Marítimo brasileiro. A MB possui estrutura totalmente dedicada aos assuntos IMO, no Brasil e no exterior, por meio da Representação Permanente do Brasil junto à IMO.

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As informações são da Agência Marinha de Notícias.

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