No período de 22 a 26 de abril, o Comando de Operações Terrestres (COTER) participou da fase de planejamento do Comando Multinacional Sul, mais alto escalão em presença do Exercício Conjunto Combinado PANAMAX 2024.
A PANAMAX é o maior exercício multinacional liderado pelo Exército Sul dos EUA com a presença de 20 nações participantes. Em uma primeira fase, a Força Multinacional Sul (FMNS) realizou seus planejamentos, obtendo a aprovação do Comandante da FMNS. Na segunda fase, os Comandos Componentes da MNFS receberão suas ordens e realizarão seus planejamentos. Por fim, será realizado o exercício propriamente dito, quando, por meio de simulação construtiva, os Comandos Componentes conduzirão as operações planejadas e serão estimulados a agirem com a evolução da situação e por meio de problemas militares simulados.
Como integrantes do Estado-Maior da Força Multinacional Sul, o Coronel Rodrigo Oliveira Genial, da Chefia de Missão de Paz, Aviação/IGPM e o Tenente-Coronel Alberto Danubio Manfra Junior, da Chefia do Preparo, respectivamente, Oficial de Planejamento e Oficial de Operações da MNFS, representaram o Exército Brasileiro na primeira fase.
Durante os trabalhos, foram conduzidas as atividades relativas à análise da missão e levantamento das linhas de ação, ambas apresentadas e aprovadas pelo Major General William L. Thigpen, Comandante do Exército Sul dos EUA.
Em cada fase da operação, outros militares do Exército e do COTER participarão do exercício militar, integrando as Forças Componentes da FMNS. A participação do Exército Brasileiro faz parte dos acordos bilaterais firmados com os Estados Unidos da América, tendo por objetivo contribuir para a integração regional e promover a interoperabilidade entre Forças Armadas de Nações Amigas.
Foto: COTER
Foto: COTER
As informações são do Comando de Operações Terrestres.