Uma nova área temática – Ciência, Tecnologia e Inovação para a Defesa, Desenvolvimento e Segurança Nacional – foi lançada no Portal do Observatório Militar da Praia Vermelha. A área se dedica a análises holísticas de questões científico-tecnológicas e de suas implicações para a doutrinária do Exército. Espera-se que as discussões abordem temas essenciais para o crescimento econômico, desenvolvimento social, soberania, segurança e defesa do Brasil.
Lançada em 19 de abril, Dia do Exército, a iniciativa é fruto da integração entre o Instituto Militar de Engenharia (IME) e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), responsável pelo Observatório. A parceria entre as escolas vem se intensificando desde 2012, com a criação do Instituto Meira Mattos e dos programas de mestrado e doutorado em Ciências Militares da ECEME. Desde a criação do Observatório Militar da Praia Vermelha, em 2017, foram estabelecidas novas possibilidades de cooperação, com ênfase na Comunicação Estratégica do Exército Brasileiro e na difusão da mentalidade de Defesa na sociedade brasileira.
O lançamento da nova área temática foi marcado pela publicação de cinco artigos de opinião. As análises foram produzidas pelo General de Exército Achilles Furlan Neto, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia; pelo General de Exército Richard Fernandez Nunes, Chefe do Estado-Maior do Exército; pelo General de Divisão Engenheiro Militar Armando Morado Ferreira, Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DCT; pelo General de Divisão Engenheiro Militar Juraci Ferreira Galdino, Comandante e Reitor do Instituto Militar de Engenharia; e, pelo General de Brigada Mario Eduardo Moura Sassone, Comandante da ECEME.
Em seu artigo, o General Furlan prevê um futuro promissor para os processos de inovação a partir da integração desses tradicionais, estabelecimentos de ensino superior. No artigo do General Richard, é discutida a criação e trajetória do Observatório Militar da Praia Vermelha, bem como a importância da contribuição do IME nesse empreendimento, destacando que apesar dos poucos anos de existência, já apresenta um legado inestimável para o Exército e para o país. Por sua vez, o General Sassone escreve um relato sucinto da importância das recentes e vindouras ações de aproximação entre as duas instituições.
Adicionalmente, o General Armando apresenta reflexões instigantes sobre o futuro tecnológico das viaturas blindadas de combate em face da conjuntura atual e das tendências tecnológicas. Por fim, o General Galdino analisa um conceito seminal, denominado por ele de dualidade da dualidade tecnológica. Seu artigo busca compreender a geopolítica do conhecimento e as suas implicações para países que vivenciaram processo de industrialização tardio, como o Brasil.
Esses e muitos outros artigos podem ser acessados no Portal do Observatório Militar da Praia Vermelha.
Foto: Sd Monteiro e Sd Victor Antunes
As informações são do Instituto Militar de Engenharia.