As atividades aconteceram na sede do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP)
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e os Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica receberam o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (24), no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para a inauguração do novo bloco de alojamento estudantil dedicado aos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com capacidade para 80 estudantes, o qual faz parte do projeto de expansão do Instituto.
Em seguida, houve uma visita ao Laboratório de Preparação e Integração (LPIN), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), onde o Comandante da Aeronáutica realizou uma apresentação do projeto do motor turbojato TR-5000, turbina a jato 100% nacional que, em breve, será uma alternativa comercialmente viável no setor de geração de energia, a partir do uso de multicombustíveis.
Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno agradeceu os investimentos do governo na indústria aeronáutica e ressaltou os projetos da Força Aérea Brasileira em desenvolvimento como o ITA Fortaleza, o novo Parque Tecnológico Aeroespacial, na Base Aérea de Salvador e o novo Museu Aeroespacial em São Paulo.
“O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e seus laboriosos Institutos constituem um grande complexo dedicado à pesquisa e desenvolvimento do poder aeroespacial brasileiro, ao liderar as atividades ligadas à inovação em nossa Força Aérea, evidenciando ao mundo, assim, o valoroso DNA do povo brasileiro. Ratificando o seu compromisso com o progresso do país, a FAB continua a exercer um papel fundamental no desenvolvimento de soluções inteligentes, sempre voltadas à sinergia entre o emprego operacional e o bem comum”, afirmou o Comandante da Aeronáutica.
Na mesma ocasião, a comitiva presidencial teve a oportunidade de conhecer o projeto do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), desenvolvido pelo IAE para o lançamento de microssatélites em órbitas baixas, que visa garantir a presença do Brasil no espaço, inserindo entre as potências que dominam essa tecnologia.
O Presidente da República destacou a importância de investimentos na Indústria de Defesa para ter projetos, decisões científicas e tecnológicas para ajudar outros ramos da indústria brasileira. “Nós precisamos acreditar que o Brasil não tem limite. Além de proteger o povo, além de proteger a fronteira aérea e marítima, além de proteger nosso espaço aéreo, nós temos que conquistar espaço no mundo da indústria da defesa. E esse é o papel de um país que tem o ITA. Esse é o papel de um país que foi capaz de criar uma Embraer. Esse é o papel do país capaz de ser o terceiro maior produtor de aviões do mundo. Nós precisamos ter uma indústria de defesa muito forte para que a gente não fique dependendo de ninguém. Nós temos condições de ser uma grande nação na área da defesa para construir a paz”, concluiu Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao final do evento, o Comandante da Aeronáutica presenteou o Presidente da República com uma lembrança, uma miniatura da Turbina TR-5000.
Sobre o ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de: graduação em Engenharia; pós-graduação stricto sensu ao nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.
Sobre o IAE
O Instituto de Aeronáutica e Espaço tem como objetivo de realizar pesquisa, desenvolvimento, gerenciamento de projetos e serviços tecnológicos nos campos aeronáuticos, de acesso ao espaço e de defesa, a fim de contribuir para o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.
Fotos: Sargento Frutuoso / IAE e Cabo J. Alves / DCTA
As informações são da Força Aérea Brasileira.