O Exército Brasileiro está em meio a um processo de compra de 12 helicópteros UH-60M Black Hawk oriundos da frota excedente das Forças Armadas dos Estados Unidos. A informação foi divulgada recentemente pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, em uma sessão na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados.
De acordo com o Oficial-General, esta aquisição visa substituir as 12 aeronaves mais antigas da frota de 94 helicópteros do Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAvEx). São oito HM-3 Cougar e quatro HM-2 Black Hawk, adquiridos há mais de duas décadas e que estão atingindo o final da sua vida util.
Os UH-60M negociados pelo Exército Brasileiro estão sendo escolhidos da frota excedente do US Army, e deverão passar por revisão e atualização antes de serem enviados ao CAvEx. A compra será efetivada através do Programa de Vendas Estrangeiras (FMS) dos Estados Unidos, e faz parte do Programa Estratégico da Aviação do Exército (Prg EE Av Ex).
Os helicópteros que serão substituídos
Com mais de 20 anos em serviço, estão chegando ao fim da sua vida útil os Aerospatiale AS532UE Cougar (designação HM-3) e os Sikorsky S-70A Black Hawk (HM-2).
Os quatro HM-2 Black Hawk do CAvEx, matrículas EB 2001 à 2004, chegaram ao Brasil em 1997. Antes de serem incorporados à frota do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), sediado em Manaus (AM), eles cumpriram um período de apoio à Missão de Observadores Militares Equador-Peru (MOMEP).
O CaVex recebeu os primeiros dos oito HM-3 Cougar a partir do final de 2002, para os quais reservou as matrículas de EB 4001 à EB 4008. Atualmente eles estão distribuídos no 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx), sediado em Taubaté (SP) e no 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx), de Campo Grande (MS).
As informações são da revista Força Aérea.