A Conferência dos Exércitos Americanos é um fórum que tem por objetivo a análise, o debate e a troca de ideias e experiências relacionadas a assuntos de interesse comum no campo da defesa, a fim de aumentar a colaboração e integração entre os exércitos e contribuir para a segurança dos países membros. No biênio 2024/2025, a responsabilidade de coordenação da Secretaria Executiva Permanente da Conferência dos Exércitos Americanos – SEPCEA é do México.
Entre os dias 15 e 19 de abril, o Exército Brasileiro participou do 1º Exercício Conjunto de Rádio HF utilizando os meios do sistema de comunicações da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA). A atividade permitiu o intercâmbio de documentos, gráficos, vídeos e outros arquivos de rotina utilizados pela Conferência.
O exercício avaliou a rede de rádio HF da CEA, como meio alternativo de comunicação para aumentar as capacidades das nações participantes. Os países foram divididos em duas zonas: Norte (Antígua e Barbuda, Barbados, Canadá, El Salvador, EUA, Guatemala, Honduras, Jamaica, Nicaragua e República Dominicana) e Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Trinidade e Tobago, Uruguai, Venezuela, além de Portugal e Espanha), tendo sido atribuída ao Brasil a responsabilidade sobre a zona Sul.
A integração entre essas duas zonas e os países nela divididos foi conduzida pelo Estado-Maior do Exército Brasileiro, sob a coordenação da 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército com o apoio técnico do 7º Centro de Telemática de Área.
Foto: EME
Foto: EME
Foto: EME
As informações do Exército Brasileiro.