O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (CopPazNav) do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) realizou, entre 1º e 12 de abril, a segunda edição do United Nations Staff Officers Course, que visa aprimorar as capacidades e habilidades de Oficiais militares para atuação em missões de paz das Nações Unidas.
O curso é composto por uma fase de ensino à distância e outra presencial, proporcionando aos participantes uma imersão em atividades práticas e discussões acadêmicas, conduzidas por especialistas na área de Operações de Paz. Dessa forma, os participantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre estratégias de segurança internacional e procedimentos operacionais padrão das Nações Unidas; além de aprimorar suas habilidades em liderança, planejamento e tomada de decisão em contextos complexos e multifacetados.
Para o Instrutor do curso, Capitão de Corveta (Fuzileiro Naval) Iury Barra Nova de Assis, “essa iniciativa educacional demonstra o comprometimento da Marinha do Brasil e do Corpo de Fuzileiros Navais em contribuir para o aprimoramento contínuo das capacidades de profissionais militares. O objetivo é prepará-los para enfrentar os desafios complexos e dinâmicos das missões de paz em todo o mundo, além de fortalecer os laços de cooperação internacional e a promoção da paz e da segurança global”.
Já o Oficial Ajudante do Encarregado do COpPazNav, Capitão de Corveta(FN) Lucas Ranulpho Vieira Silva, faz um breve balanço da atuação do Centro, salientando que “o ano de 2023 foi de grandes desafios para o COpPazNav e o ano de 2024 iniciou reafirmando o compromisso do Corpo de Fuzileiros Navais em contribuir para que o Brasil esteja alinhado às agendas das Nações Unidas e também em atender às demandas operativas da Marinha”.
As informações são da Agência Marinha de Notícias.