“Peacekeepers brasileiras: destaques do Brasil na implementação da agenda sobre mulheres, paz e segurança”. Esse foi o tema do seminário do Exército Brasileiro (EB) sobre a participação de mulheres militares em missões de paz. O evento, realizado nesta quinta-feira (21), em Brasília (DF), contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e do Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
“Em determinados países onde ocorrem operações de paz, pela própria cultura local, a mulher tem sido muito mais efetiva no contato com o público mais vulnerável. Ao mesmo tempo, elas estão ganhando funções mais substantivas, operativas e até chefias de missões de paz, o que nos enche de orgulho”, disse a Coordenadora Residente do Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Silvia Rucks.
O seminário, coordenado pelo EB em parceria com a Rede Brasileira de Operações de Paz do Brasil (Rebrapaz), confirma a importância dada pelas Forças Armadas do Brasil à agenda “Mulheres, Paz e Segurança” da ONU. Na ocasião, dois painéis foram ministrados por militares que já atuaram em operações de paz. Entre os assuntos abordados, estavam as novas modalidades de preparo de militares, equipes de engajamento, forças de reação rápida e emprego de policiais femininas, além do compartilhamento das experiências reais em campo das militares palestrantes.
Estiveram presentes, ainda, autoridades dos três Poderes, representantes da ONU e do Ministério das Relações Exteriores, além de membros das polícias estaduais de missões diplomáticas e de organismos internacionais, entre outros convidados.
Mulheres, paz e segurança – Em 2000, o Conselho de Segurança das Nações Unidas assinou a Resolução 1325, sobre o tema “Mulheres, Paz e Segurança”. O documento é uma ferramenta importante para combater as desigualdades entre homens e mulheres, além de destacar a necessidade de inclusão “delas” em negociações, mediações e na prevenção de conflitos armados.
Centros de capacitação – As Forças Armadas possuem dois institutos de capacitação para missões de paz, que somam esforços para prestar atendimento a militares e civis. Eles são o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), do Exército; e o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), da Marinha; ambos localizados no Rio de Janeiro (RJ).
Por Carlos Borges
Foto: Isaac Gomes
As informações são do Ministério da Defesa.