Destacamento chegou neste domingo aos municípios de Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana
Um destacamento composto por 83 militares do Corpo de Fuzileiros Navais chegou, neste domingo (24), ao município de Itaperuna no noroeste do estado do Rio de Janeiro. O contingente integra parte do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil (GptOpFuzNav-ApDefCiv), ativado para prover pronta resposta a situações de emergência, no período de maior ocorrência de chuvas na região Sudeste do Brasil (saiba mais).
Com a previsão de fortes chuvas para o Rio de Janeiro, no fim de semana, o GptOpFuzNav-ApDefCiv foi colocado em alerta máximo, desde a última quinta-feira (21), com cerca de 300 militares e 50 viaturas, além de equipamentos, prontos para serem empregados nas localidades mais afetadas.
No sábado (23), os Fuzileiros Navais realizaram reconhecimento em Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana e Petrópolis. E, na tarde de ontem (24), o destacamento enviado à Itaperuna atuou na distribuição de alimentos nos distritos de Carabuçu e Usina Santa Isabel, no município vizinho de Bom Jesus de Itabapoana, além da desobstrução de vias na região.
Destacamento de Fuzileiros Navais enviado ao noroeste do estado do Rio de Janeiro
“Todos sabem da calamidade que estamos vivendo aqui e, graças a Deus, estamos recebendo socorro não apenas do Rio de Janeiro mas de todo o Brasil”, declarou o Prefeito de Bom Jesus de Itabapoana, Paulo Sérgio Cyrillo. “Nossos agradecimentos vão para todos, Governo do Estado, Governo Federal, Deputados, Senadores e a todos que estão nos ajudando e, agora de modo oficial, à Marinha do Brasil, que chegou para somar forças e nos ajudar a sair deste caos”, agradeceu.
O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil permanece em prontidão na sede da Força de Fuzileiros da Esquadra, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, de onde pode ser empregado em outras regiões, em caso de necessidade.
Clique aqui e saiba mais sobre a atuação da Marinha do Brasil em ações de apoio à Defesa Civil.
Assista ao vídeo e veja como foi a chegada e as primeiras ações dos Fuzileiros Navais no noroeste Fluminense:
As informações são da Agência Marinha de Notícias.