O novo equipamento, desenvolvido pelo CCA-SJ, contribuirá diretamente no Curso de Especialização Operacional aos pilotos estagiários das Aviações de Transporte e de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento
O Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) entregou, nessa segunda-feira (26/02), para a Base Aérea de Natal (BANT), localizada em Parnamirim (RN), a segunda unidade do simulador da aeronave C-95M Bandeirante. O simulador de voo é um elemento primordial para o treinamento de procedimentos normais e de emergência, sendo essencial para a formação e a manutenção operacional dos pilotos. Ele economiza tempo, dinheiro e vidas, permitindo que o piloto em treinamento experimente uma grande variedade de situações e esteja preparado para lidar com uma situação de emergência real.
Essa entrega contribuirá diretamente no Curso de Especialização Operacional dos pilotos estagiários da Aviação de Transporte (CEO-TR) e da Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR), ministrado pelo Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV) – Esquadrão Rumba, berço da especialização em aeronave multimotor da Força Aérea Brasileira (FAB). Motivo pelo qual foi escolhida a BANT para sediar este simulador.
Segundo o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Josemir Ribeiro Lima, os simuladores de voo são como um laboratório de experimentação, onde os pilotos podem aprender e aprimorar suas habilidades sem correr o risco de danos pessoais ou materiais. “Também é uma forma de economizar significativamente recursos financeiros e materiais, de forma que tenho a certeza que essa entrega contribuirá significativamente na especialização dos estagiários, capacitando nossos pilotos com as habilidades e o conhecimento necessários para cumprir suas missões com excelência e segurança”, declarou o Chefe do CCA-SJ durante cerimônia de entrega do novo equipamento.
Ainda de acordo com o Chefe do CCA-SJ, esta segunda unidade traz diversos aperfeiçoamentos e melhorias, em relação à versão anterior, como: o acabamento; comandos de voo mais precisos (com utilização de control louder mais moderno); software remodelado e atualizado com as tecnologias mais recentes, novas funcionalidades nos aviônicos, baixamento do trem de pouso por emergência, dentre diversas outras novidades.
“Certamente, esta geração está sendo muito melhor preparada para as missões que as gerações anteriores com o advento dessas tecnologias, que estão sendo empregadas nos simuladores”, disse o Comandante da Base Aérea de Natal, Coronel Aviador Ricardo Guerra Rezende.
O Comando-Geral de Apoio (COMGAP), por meio do CCA-SJ, tem contribuído cada vez mais com a simulação de voo na FAB. A Subdivisão de Simulação, além de gerenciar os contratos de suporte logístico dos simuladores espalhados pelo território nacional, tem desenvolvido cada vez mais simuladores de qualidade, utilizando dos meios e soluções internas e contribuindo para maior independência da Força.
Para tanto, com a modernização da aeronave C-95 Bandeirante, surgiu a necessidade de desenvolvimento do simulador, com uma total remodelação de seu painel e aviônicos, abrangendo as novas tecnologias e sistemas implementados, além de reduzir a emissão de carbono no meio ambiente.
Fotos: Tenente-Coronel Aviador Jacobini e Major Aviador Douglas / DTI
As informações são da Força Aérea Brasileira.