No dia 6 de fevereiro, o Comandante do Exército ministrou a palestra “O Exército Brasileiro no cenário atual”, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Na ocasião, o General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva tratou da missão constitucional do Exército, abordou os conflitos mundiais e expôs as últimas operações militares. A audiência foi composta por profissionais e representantes da indústria de Defesa, além de autoridades militares e de segurança pública.
O General Tomás apresentou, também, os programas estratégicos do Exército: Forças Blindadas, Astros, Aviação, Defesa antiaérea, Obtenção de Capacidade Operacional Plena e Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). Reforçando a necessidade de investimento nas Forças Armadas, o Comandante concluiu: “Não se prepara uma Força Armada da noite para o dia”.
Ao tratar das ações humanitárias na Terra Indígena Yanomami, o Comandante ressaltou o trabalho do Exército. “Nossa meta é entregar 15 mil cestas básicas até o começo de abril. São 366 comunidades indígenas e só se chega lá em helicóptero pequeno (o Pantera), pois uma aeronave grande pode danificar as habitações”, esclareceu. “A gente tem que participar com o coração e com a alma. São brasileiros que estão lá”, acrescentou.
Na mesma ocasião, o Comandante foi homenageado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo com a comenda Ordem do Mérito Industrial, concedida a personalidades e instituições que atuam na promoção do desenvolvimento da indústria paulista.
O General Tomás se disse honrado com a comenda. “Uma semana atrás, eu estava na Terra Indígena Yanomami. É um problema real, um problema que se resolve conversando com as instituições”, afirmou o Comandante, enfatizando o bom relacionamento entre o Exército Brasileiro e demais instituições federais, estaduais e municipais. “Esta é uma comenda que vai para os 212 mil integrantes da Força”, completou.
A entrega da honraria ocorreu durante a reunião plenária do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) e do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (Simde). Estiveram presentes o presidente da FIESP, Josué Gomes da Silva, o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, entre outras autoridades civis e militares.
Foto: CMSE
Foto: CMSE
Foto: CMSE
As infomações são do Comando Militar do Sudeste.