Ministra Luciana Santos quer ampliar o debate para elaboração da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para os próximos 10 anos
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, esteve à frente de uma comitiva da pasta para divulgar e alinhar temas para a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (5ª CNCTI), que vai acontecer entre os dias 4 e 6 de junho.
Ao lado do coordenador da 5ª Conferência, Anderson Gomes, da assessora de Participação Social e Diversidade do MCTI, Elisangela Lizardo, e da diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, a ministra visitou, nesta terça-feira (23), em Brasília, os ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin; da Defesa, José Mucio; e da Cultura, Margareth Menezes.
Durante as agendas pela Esplanada dos Ministérios, Luciana Santos e os representantes do MCTI apresentaram as estratégias e cronograma da 5ª CNCTI, que será realizada em Brasília, depois de 14 anos da última edição.
“A gente quer reunir a academia, a comunidade científica, o setor produtivo e toda a sociedade que quiser participar para reafirmar a importância da ciência, tecnologia e inovação para o país”, falou Luciana Santos aos ministros.
Luciana reforçou a importância dos alinhamentos das pastas para mobilizar mais pessoas a participarem do evento, criar conferências temáticas e gerar um maior engajamento na formulação de uma Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para os próximos dez anos.
“Este é um momento de reafirmação das evidências científicas e de popularização da ciência. E a junção da ciência, tecnologia e inovação com a cultura pode ser explosiva e ajuda na mobilização e estimula a criatividade das pessoas”, disse Luciana à ministra da Cultura, Margareth Menezes.
“ A gente pode traçar e fortalecer essa junção entre a Cultura e o MCTI. Hoje a cultura passa por essa aderência às tecnologias e podemos buscar e aderir algumas ações. Nós também estamos trabalhando na nossa Conferência, que será em março”, comentou a ministra Margareth Menezes.
“Quanto mais a gente conseguir afinar possibilidades de fazer coisas juntos será maravilhoso. Cultura e tecnologia, eu acho que hoje, essas ferramentas podem potencializar essa transformação econômico-social que é onde estão acontecendo as maiores buscas da nova geração, como a economia criativa, que a gente trabalha bastante aqui na pasta”, completou a ministra da Cultura.
A ministra da Ciência e Tecnologia teve ainda encontro com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin para debater tratativas comuns para a 5ª CNCTI.
“Há muita interseção com o MDIC, estamos trabalhando em conjunto e destaquei na reunião a importância dessa participação para a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse. “Um dos principais eixos de preocupação do Brasil é fazer com que a produção cientifica se traduza em produtos e serviços. Somos 13° em produção científica e 49° em inovação”, completou.
As informações são do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.