A união de esforços entre o Ministério da Defesa, por intermédio da Força Aérea Brasileira (FAB), e o Ministério da Educação viabilizou a implementação do primeiro campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) na região Nordeste. A unidade funcionará na Base Aérea de Fortaleza, no Ceará.
Nesta sexta-feira (19), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Ministro da Educação, Camilo Santana; e do governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou do lançamento da pedra fundamental da construção do campus do ITA no Ceará. A capital cearense foi escolhida para a construção do novo ITA devido a 40% dos alunos aprovados serem, tradicionalmente, do estado.
Em seu discurso, o Ministro José Mucio falou da importância do instituto para a região Nordeste. “Hoje nós fazemos uma redenção para o Nordeste brasileiro a partir daqui. Talvez essa seja a mais importante obra da gestão do Ministério da Defesa, que nós hoje estamos revivendo em todo o Nordeste. Os cearenses merecem esse trabalho que estamos fazendo. Essa escola é de todos os estados do Nordeste”.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, falou da importância da iniciativa conjunta. “Esse processo sinérgico, ao ampliar a capacidade de fornecimento de ensino de alto nível, trará inúmeros benefícios à região Nordeste e a todo o nosso Brasil”, afirmou.
Educação de excelência –Referência nacional e internacional em educação de qualidade, o ITA tem grande representatividade para o setor aeroespacial brasileiro, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas da engenharia. Com sede instalada em São José dos Campos (SP) desde 1950, terá sua primeira instalação fora de São Paulo.
As informações são do Ministério da Defesa.