Ao lado do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, realizou, nesta quinta-feira (18), a assinatura de parceria para a criação de um parque tecnológico aeroespacial na Base Aérea de Salvador, na Bahia. O acordo é uma cooperação firmada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o Estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Cimatec). A unidade proporcionará o desenvolvimento regional da indústria aeroespacial e a realização de pesquisas avançadas no setor.
Em discurso, o ministro José Mucio ressaltou a importância de um polo educacional de excelência para o desenvolvimento da região Nordeste. “Com essa iniciativa, estamos construindo um futuro melhor, onde educação, ciência e tecnologia estão a serviço da nossa segurança, da nossa economia e do nosso povo. Esse projeto também servirá para geração de empregos e de renda, abrindo novas oportunidades para a população brasileira, especialmente para os jovens que vivem na região Nordeste do Brasil”.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, também enfatizou os impactos positivos para o fortalecimento das atividades de ciência, tecnologia e inovação, além dos benefícios para o desenvolvimento da região. “E contida é a minha satisfação participar junto a todos os presentes desta emblemática ocasião na qual se registra o mais importante passo rumo à inovação tecnológica, anunciando aqui, no estado da Bahia, uma nova era de progresso para a região nordeste, com um todo, e para o nosso amado Brasil”, disse.
Em 2023, foi criada uma comissão técnica, com prazo de 60 dias, para estudar a viabilidade da implementação do novo centro. O relatório do trabalho concluiu que não havia impedimento jurídico ou normativo à instalação do Parque em Salvador, plenamente viável e fundamentado na Lei de Inovação Tecnológica – Lei nº 10.973/04. O parque tecnológico aeroespacial em Salvador oferecerá cursos técnicos (mecânica de aeronave, por exemplo) e especializações em engenharia aeronáutica e MTI (Master in Technology Innovation) em aeronáutica e aeroespacial, além de outros.
Senai Cimatec – A instituição é um dos mais avançados centros de tecnologia e inovação do Brasil, onde possui 44 áreas de competência, entre elas: robótica e automação, energia e sustentabilidade, saúde, alimentos, software e supercomputação, sendo uma referência em atividades de pesquisa e soluções para a indústria.
Estiveram presentes, no evento, o Ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa; a Ministra da Ciência, Tecnologia, Inovação, Luciana Santos; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o diretor-geral do Senai Cimatec, Leone Andrade; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos; além de outras autoridades e representantes de empresas do setor aeroespacial.
Por Carlos Borges
Fotos: Antônio Oliveira
As informações são do Ministério da Defesa.