Lançado em setembro, aplicativo oferece praticidade e segurança a condutores e passageiros
Mais de 8 mil condutores de embarcações de pequeno e médio portes, de pesca ou turismo náutico, ou mesmo de transporte de passageiros e cargas, passaram a navegar de modo mais seguro após baixarem, instalarem e se cadastrarem no aplicativo NAVSEG, desenvolvido pela Marinha do Brasil (MB) em parceria com o Ministério do Turismo.
A ferramenta foi lançada em setembro do ano passado e está disponível tanto para sistemas Android quanto Iphone (iOS), oferecendo mais praticidade e segurança a condutores e passageiros que navegam em todo território nacional. O aplicativo permite que a Autoridade Marítima monitore, em tempo real, o trajeto de cada embarcação, desde a partida até a chegada ao destino informado.
Para o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, “a iniciativa chega para reforçar as ações da Marinha do Brasil, no incremento da segurança da navegação, especialmente das embarcações de esporte e recreio. É a Autoridade Marítima Brasileira empenhada em prover mais tecnologia e, consequentemente, segurança para todos”, afirma.
O funcionamento do aplicativo é baseado no envio de dados, da embarcação, pelo condutor, por meio do seu celular. Através do sistema, a posição da embarcação em navegação é transmitida a cada 15 minutos para os núcleos de monitoramento da MB, operados pelas Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências.
Ao baixar o aplicativo e cadastrar os dados da embarcação, registrando em seguida um plano de viagem e compartilhando-o antes de iniciar a navegação, cada um dos mais de 8 mil usuários pode estar mais seguro em caso de uma necessidade de socorro ou salvamento, no mar ou em águas interiores. Isso porque a nova tecnologia permite identificar e localizar mais rapidamente qualquer embarcação em perigo, facilitando o atendimento e, consequentemente, a salvaguarda da vida humana.
Com a facilidade de informar os dados da viagem diretamente no aplicativo, os condutores não precisam mais emitir o “Aviso de Saída”, documento previsto nas Normas da Autoridade Marítima, em que o navegador informa o percurso da sua embarcação. Com isso, não é mais necessário se deslocar fisicamente até a sede do Iate Clube, Marina ou Capitania para a entrega do formulário. De 13 de setembro até dezembro de 2023, foram registrados no aplicativo cerca de 4.100 Avisos de Saída, sendo mais de 3.100 viagens efetivamente monitoradas pela Força (pois não tiveram posterior cancelamento).
Na ocasião do lançamento do NAVSEG, o Almirante Salgueirinho já havia previsto que o aplicativo seria uma inovação importante para incrementar a segurança da navegação, ao afirmar que o NAVSEG, desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais, pouparia tempo entre o ocorrido e o resgate, “que é precioso na hora de cada atendimento”.
Entrevista coletiva no lançamento do NAVSEG, em 13 de setembro de 2023 – Imagem: Marinha do Brasil
Clique aqui e saiba mais sobre o NAVSEG.
Leia o QR Code abaixo e ouça o podcast “A Todo Pano” sobre o aplicativo:
As informações são da Agência Marinha de Notícias.