O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, entregou ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro exemplar da revista “A Defesa”, que apresenta o balanço das atividades realizadas pela pasta em 2023. A entrega ocorreu durante evento de apresentação dos oficiais-generais promovidos, realizado no Clube da Aeronáutica, em Brasília (DF), na terça-feira (19).
Entre as realizações, destacam-se os esforços do governo federal na repatriação de brasileiros que estavam em área de conflito no Oriente Médio; a parceria firmada entre os ministérios da Defesa e da Educação para a criação de uma unidade do ITA no Ceará, a primeira do Nordeste; as operações Ágata que visam à proteção das fronteiras do Brasil, com R$ 328 milhões em apreensões de drogas e materiais ilícitos; a soma de R$ 1,44 bilhão em exportações de produtos de defesa, cifra 122% maior que o registrado no ano anterior; e muito mais.
O periódico, além de ilustrar e destacar as ações da Defesa e das Forças Armadas, é uma prestação de contas à sociedade. De acordo com o Ministro José Mucio, o Brasil, sob a liderança do presidente Lula, amplia a sua participação e a sua relevância internacional, ao mesmo tempo em que promove ações para diminuir as desigualdades sociais. “As Forças Armadas somam esforços ao desenvolvimento do país, gerando oportunidades de esperança. Esses são significativos espaços que representam a relevância dada pelo governo federal ao desenvolvimento nacional”, destaca.
Editorias – Distribuída em 80 páginas, a publicação possui sete editorias: Defesa; Segurança; Meio Ambiente; Educação e Cultura; Esporte e Cidadania; Desenvolvimento Nacional, Saúde e Apoio à Sociedade; e Ciência e Tecnologia. A revista traz, ainda, o encarte especial “Proteção dos Yanomami”, que destaca a atuação das Forças Armadas em prol dos indígenas no Norte do país.
Para conferir a versão digital da revista “A Defesa” clique aqui.
Para conferir a versão digital do encarte especial clique aqui.
As informações são do Ministério da Defesa.