Ação faz parte da operação “Lais de Guia”, que age no combate ao crime organizado
A Marinha do Brasil (MB) e a Receita Federal intensificaram a fiscalização no Porto de Itaguaí (RJ), entre 13 e 15 de dezembro, visando combater o tráfico de armas, de drogas e de outros ilícitos.
Durante as ações, foram realizadas atividades de inspeção de carga de importação e exportação, com emprego de cães de faro, de ambas as instituições, em oito contêineres selecionados. Também foi realizada auditoria de pátio, onde foram conferidos quase 2 mil contêineres, não sendo observada nenhuma inconformidade.
A fiscalização contou com o uso de drones, tanto da MB quantos da Receita Federal, para manter a segurança do pátio de contêineres, evitando trânsito de pessoas e veículos não autorizados durante o inventário.
Houve, de forma integrada, a utilização dos meios da MB e Receita Federal na abordagem às embarcações nas áreas de fundeio e no canal de acesso ao Porto de Itaguaí, sendo notificadas e multadas as que não apresentaram a documentação necessária ou estavam navegando em áreas restritas.
Na ação, foram empregados cerca de 20 servidores da Receita Federal e aproximadamente 40 militares da Marinha do Brasil.
Operação “Lais de Guia”
Desde o dia 6 de novembro, a Marinha vem conduzindo a operação “Lais de Guia” – a “GLO do Mar” – apoiando os órgãos de Segurança Pública no escopo da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), conforme estabelecido no Decreto Presidencial Nº 11.765.
A operação é desenvolvida a partir de um forte caráter preventivo, dissuadindo as ações do crime organizado, impedindo o acesso das organizações criminosas aos pontos estratégicos de escoamento de mercadoria ilegal nos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí e Santos.
Saiba mais em:
https://www.marinha.mil.br/operacao-lais-de-guia
Veja outras fotos em:
https://www.flickr.com/photos/mboficial/sets/72177720312480194
As informações são da Agência Marinha de Notícias.