A Junta Interamericana de Defesa (JID) realizou, nesta quinta-feira (30), um seminário sobre Direitos Humanos (DH) e Direito Internacional Humanitário (DIH), em Washington D.C, nos Estados Unidos (EUA). O evento destacou a promoção e o fortalecimento dos temas nas Forças Armadas e debateu a segurança no ocidente, com destaque também para o espaço cibernético.
Além do módulo presencial, o evento ocorreu virtualmente de forma simultânea e contou com cinco apresentações de especialistas. Cerca de 14 mil pessoas de 51 países se inscreveram, dentre representantes de agências internacionais, funcionários do governo – militares e civis, organizações não governamentais, acadêmicos e o público em geral. O representante permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), Benoni Belli, foi o responsável pela abertura do seminário. “Gostaria de reafirmar o compromisso inabalável do Brasil com a promoção do Direito Internacional Humanitário. Também parabenizo a JID pela contínua discussão da importância acerca do tema”, declarou.
O encontro trouxe diálogos e intercâmbios sobre os desafios enfrentados nas operações militares para compreender e implementar práticas que respeitem os DH e o DIH. Também foram abordados aspectos legais para a tomada de decisões no combate ao crime, o direito das mulheres em situação de vulnerabilidade, entre outros.
75 anos da Declaração Internacional dos Direitos Humanos foi celebrado no seminário
Ao encerrar o seminário, o Diretor-Geral da Junta Interamericana de Defesa (JID), o Major-Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto, celebrou o marco dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e ressaltou o compromisso da organização com esse importante instrumento legal: “devemos destacar que esse marco histórico muito contribuiu para o reconhecimento e respeito ao tema dos Direitos Humanos em todo o mundo, com notável progresso desde sua adoção. Entretanto, é fundamental reconhecer que a jornada está longe de terminar, e este seminário foi um testemunho do nosso compromisso contínuo nessa caminhada”, destacou.