A Operação Ágata Fronteira Oeste II chega em sua terceira semana com mais de 750 ações nas áreas de Fronteira dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, o esforço permanente das tropas do Comando Operacional Oeste e dos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização tem gerado bons resultados.
Já foram apreendidos cerca de 17 milhões de reais em entorpecentes, mais de 6 milhões de reais em contrabando e descaminho, aproximadamente 4 milhões de reais em cigarros e outras mercadorias ilegais, totalizando mais de 28 milhões de reais em prejuízo ao crime organizado.
Ressalta-se que todo o trabalho acontece por meio de uma ação conjunta e integrada das Forças Armadas com a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Secretaria Nacional de Políticas Penais, as Secretarias de Segurança Pública, as Polícias Civis, as Polícias Militares e Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas dos três Estados.
O Comando Operacional Oeste tem como principais missões intensificar ações nos Postos de Bloqueio de Estrada e Fluvial, Patrulhamento Mecanizado e Motorizado e Posto de Segurança Estático, além de controle do Tráfego Aéreo. O trabalho é realizado através da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada com a participação das Agências, Instituições e Órgãos de Segurança Pública Federais e Estaduais e seguem até maio de 2024.
As informações são do Comando Militar do Oeste.