Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, o Brasil sedia a XV Assembleia Geral da Associação Latino-Americana de Centros de Treinamento para Operações de Paz (Alcopaz), em Salvador, na Bahia, com a participação de representantes da Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Brasil. O tema principal para os debates será a ampliação da participação e o aprimoramento da capacitação das mulheres nas Operações de Paz da ONU. .
O evento mostra o comprometimento brasileiro com as ações e programas da ONU, voltados para as operações de paz. Atualmente, o Brasil mantém 84 militares e policiais desdobrados em dez Missões da ONU, além de 11 oficiais no quartel general da organização, em Nova Iorque. Esse comprometimento também é comprovado pelo empenho dos dois Centros Nacionais de Treinamento para Operações de Paz, que apoiados pelo Ministério da Defesa (MD) desenvolvem importante papel na capacitação de pessoal brasileiro e de nações amigas.
Em relação ao tema principal dos debates, é importante ressaltar que o Brasil tem superado a meta estabelecida pela ONU, com mais de 20% do efetivo desdobrado composto por mulheres, que têm sido reconhecidas por seu desempenho, como foi o caso da Capitão de Fragata Marcia Braga e da Capitão de Mar e Guerra Carla Araújo, destacadas com o prêmio “Defensora Militar da Igualdade de Gênero”.
Ainda relacionado ao incremento da participação das mulheres nas operações de paz, destaca-se o Curso Internacional de Operações de Paz para Mulheres, realizado pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval, da Marinha do Brasil. Curso que, este ano, concluiu sua décima edição, com mais de 400 mulheres formadas de 18 países, além do Brasil.
Também, neste último ano, sob a presidência brasileira, os membros associados plenos da Alcopaz integraram esforços para criar o Curso Regional de Gestão Ambiental em Operações de Paz, tendo como coordenador deste projeto o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (Ccopab), do Exército Brasileiro, que, conduziu ainda os trabalhos da Secretaria Executiva da Associação. O curso foi desenvolvido para a modalidade de ensino a distância e em sua primeira edição capacitou 19 alunos de diferentes países da região. A conclusão deste primeiro curso possibilitará a realização dos ajustes necessários para que o curso possa ser oferecido à ONU e a outros países comprometidos com o preparo de pessoal para as operações de paz.
Durante a assembleia, representantes da ONU, de organizações não governamentais e das Forcas Armadas e de Segurança apresentarão seus pontos de vista e compartilharão experiências sobre a importância da mulher no incremento das capacidades operacionais das tropas empenhadas em operações de paz, tendo em mente as palavras da brasileira Bertha Lutz, “nunca haverá paz no mundo enquanto as mulheres não ajudarem a cria-la”.
Alcopaz – É uma associação composta por instituições governamentais e não governamentais afins, representantes de diferentes Estados, dedicada à troca de experiências em atividades de treinamento de civis, militares e policiais para operações de paz, promovendo a padronização de procedimentos, técnicas de ensino e de treinamento, em consonância com as políticas e orientações das Nações Unidas. Fundada na Argentina, em dezembro de 2007, a Alcopaz integra, como associados plenos, os Centros de Treinamento para Operações de Paz de 12 países da América-Latina, os quais recebem, em caráter provisório, a presidência da associação.
As informações são do Ministério da Defesa.