Os alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e os alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAEO) realizaram, neste mês de outubro, a Operação Ônix 2023. A Operação é um exercício de simulação construtiva com a finalidade de treinar o processo de tomada de decisão e promover a interoperabilidade e planejamento integrado das diferentes funções de combate.
Por meio do Sistema COMBATER, os oficiais enfrentaram uma série de Problemas Militares Simulados, que demandaram capacidade de análise e decisão. O Sistema COMBATER realiza a simulação construtiva de situações de combate, apoio ao combate e de não guerra, que exigem dos militares uma alta capacidade de análise e decisão.
A Operação Ônix aplica os conceitos de sincronização às funções de combate, explorando o emprego de sensores, processadores e atuadores. Os alunos desenvolveram, ao mesmo tempo, as habilidades de planejar, operar e liderar. A interação entre oficiais superiores e oficiais intermediários gera um ambiente propício para a inovação e para o planejamento completo de ações em todos os escalões da Força Terrestre.
Ao longo de três semanas, o exercício reuniu 173 oficiais superiores, alunos do Curso de Comando Estado Maior, e 391 capitães-alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, além de dois instrutores da ECEME e 30 da EsAO. As atividades foram realizadas nas instalações da EsAO e no Centro de Adestramento Leste. A cooperação entre as escolas de oficiais colabora para o fortalecimento da Doutrina Militar Terrestre.
As informações são da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.