A comissão formada pelos Ministérios da Defesa e da Educação para realizar estudos preliminares sobre a construção de um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, no Ceará, indicou ser viável a implantação do novo ITA. O relatório final foi apresentado, nesta terça-feira (3), aos Ministros da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e da Educação, Camilo Sobreira de Santana, bem como ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e ao Governador do Ceará, Elmano Freitas da Costa, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutico (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo.
A capital cearense foi escolhida para ser a sede do novo ITA porque, tradicionalmente, 40% das vagas oferecidas pela instituição são ocupadas por estudantes do estado. O Ministro José Mucio enfatizou que a implantação do campus no Ceará é um legado para as futuras gerações e coloca a região como produtora de oportunidades. “Hoje, estamos dando mais um passo para consolidar um grande projeto e sonho do governo Lula. Recebemos, das mãos da comissão, o relatório final do estudo de viabilidade”, afirmou.
Após a apresentação do relatório, o ministro Camilo Santana ressaltou o prestígio da instituição de ensino. “O ITA é um orgulho para todos, uma das instituições mais conceituadas do mundo, com excelência não só na graduação como também na pós-graduação, na pesquisa e inovação”, disse.
A comitiva percorreu as instalações do instituto e conversou com estudantes sobre seus anseios e aspirações. Um deles foi o aluno de Engenharia Mecânica Luiz Augusto de Oliveira. Natural do Ceará, ele contou que, há dois anos, está vivendo uma experiência enriquecedora no ITA. “Fico muito feliz em saber dos estudos de viabilização do ITA lá no Ceará, porque, realmente, vai trazer desenvolvimento e tecnologia para aquela região”, afirmou.
ITA – É uma instituição da Força Aérea Brasileira (FAB) referência em cursos de graduação e pós-graduação em áreas da engenharia, com destaque para o setor aeroespacial.
As informações são do Ministério da Defesa.