Nos dias 26 e 27 de setembro, acontece o seminário “4ª Revolução Industrial: Desafios para a Defesa, Segurança e Desenvolvimento”, na cidade do Rio de Janeiro. O evento, realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério da Defesa, conta com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, do presidente do BNDES, Aluizio Mercadante, e do Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Marcos Antonio Amaro dos Santos, que realizaram a abertura nesta terça-feira (26).
Na ocasião, serão abordadas estratégias para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID), setor que, atualmente, gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos e representa 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No discurso de abertura, o Ministro José Mucio, anunciou o total das exportações da indústria de defesa, uma soma de U$ 1,1 bilhão, 60% a mais que o resultado de todo o ano de 2022, e ressaltou a contribuição do setor com o desenvolvimento do país. “A contribuição da defesa com o desenvolvimento nacional não ocorre apenas por meio de vendas de produtos militares. Existe também a aplicação dual de produtos desenvolvidos na indústria de defesa e a aplicação de tecnologias em diversos outros setores, na chamada tríplice hélice, onde defesa, indústria e academia ocupam espaços estratégicos.”, disse.
Ainda durante o evento, o BNDES anunciou novas operações que serão realizadas entre o órgão e a empresa Embraer. A entidade é responsável pela construção das aeronaves KC-390 Millennium, projeto estratégico da Defesa, sob coordenação da Força Aérea Brasileira. O presidente do BNDES ressaltou a importância dos financiamentos para o setor de defesa, “Ano passado a Embraer exportou 9 aeronaves, este ano já exportou 14 e vamos fechar com a venda de 28 aeronaves. Isso foi possível graças a parceria do BNDES. Financiamos U$ 778 milhões para a empresa.”, afirmou, Mercadante.
A programação do seminário abrange três fóruns: “Ciência, tecnologia e inovações para a Base Industrial de Defesa”, “Segurança energética, hídrica, ambiental, alimentar e sanitária” e “Segurança digital, cibernética, marítima, aeroespacial e capacitação”. Participam como palestrantes o professor doutor Vinicius Mariano de Carvalho, do King’s College London, o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquin; o presidente da FINEP, Celso Pansera; e a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader.
As informações são do Ministério da Defesa.