Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança coordenou grupo que representou o país em feira internacional
As empresas que representaram a indústria nacional estiveram reunidas no Pavilhão Brasil, que teve a coordenação da Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança (ABIMDE) e a promoção da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Ministério da Defesa e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Durante os quatro dias de evento, passaram pelo Pavilhão delegações de diversos países demonstrando que a indústria nacional está bem qualificada para entrar no rol de exportações. Destaque para a visita de autoridades de Defesa da Arábia Saudita, que foram conhecer mais sobre a base industrial de defesa e segurança (BIDS) brasileira.
O presidente-executivo da ABIMDE, general Aderico Mattioli, disse que o Brasil está entre os melhores fornecedores do mundo no mercado de defesa e segurança. “Temos qualidade, competência, garra e estamos preparados para qualquer desafio. Não nos falta conhecimento, expertise e vontade de vencer. A base industrial de defesa ocupa um lugar de destaque na indústria nacional, é um vetor de inovação, desenvolvimento e geração de emprego. Também é assunto de estado, porque a defesa resguarda a soberania de nosso país”.
Conheça um pouco mais sobre as empresas brasileiras que participaram da DSEI 2023:
Akaer Engenharia S.A.
A Akaer apresentou seu portfólio formado por tecnologias para aeronaves civis e militares, veículos aéreos não tripulados (UAVs), veículos terrestres blindados, câmeras de satélites e subsistemas de mísseis. Entre seus principais projetos, a empresa lidera o desenvolvimento da maior aeronave não tripulada do mundo movida a hidrogênio, a AKR-H2, empreendimento que tem subvenção da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), agência de fomento do governo brasileiro.
Atech – Negócios em Tecnologias S. A.
Durante a feira, a Atech apresentou sua expertise em integração de sistemas, além do portfólio de produtos da família Arkhe, dedicada ao mercado de defesa e segurança. A Atech possui soluções completas no desenvolvimento de sistemas de comando e controle, missão e combate, cibersegurança, treinamento e sistemas embarcados, com alta capacidade de integração, usabilidade e escalabilidade em sistemas.
Para o Diretor de Negócios Internacionais da Atech, Vinicius Meng, a participação na DSEI foi uma excelente oportunidade para estreitar laços com atuais clientes e prospectar novos. “Na feira deste ano, realizamos vários contatos com potenciais clientes, parceiros e fornecedores. Além de demonstrar nossos produtos e capacidades de atuação no mercado a um público qualificado e destacar a tecnologia brasileira em um evento internacional”, destacou.
Atrasorb Indústria de Produtos Hospitalares LTDA
A Atrasorb surgiu de uma empresa especializada na fabricação de equipamentos de anestesia inalatória que detectou a grande demanda do mercado brasileiro por absorvedores de CO2 de alta performance. Sua missão é viabilizar a respiração em sistemas fechados fornecendo produtos de alta qualidade para otimização da atmosfera.
Entre seus produtos, está o Atrasorb Dive, que apresenta desempenho global de absorção superior proporcionando maior absorção de CO2 e um maior tempo de mergulho. Outro equipamento, o Defense 230 é um produto que oferece maior eficiência para uso em submarinos, inclusive canister para diferentes modelos de embarcações.
A Atrasorb fez diversos contatos durante a feira, considerando os mais relevantes as reuniões que teve com representantes de Israel, da Índia e de Angola.
Berkana Tecnologia em Segurança LTDA
A empresa Berkana apresentou seus equipamentos e soluções para uso corporativo e governamental em segurança pública e defesa, com aplicações em operações de inteligência, contraespionagem, investigações, inspeções não intrusivas, soluções para grupos táticos e elaboração de projetos especiais. O grupo Berkana é composto pela Berkana Defense & Security LLC., empresa americana que atende o mercado brasileiro em processos internacionais.
O Grupo Berkana considerou importante sua participação na DSEI para expor a marca no mercado internacional e para sentir às necessidades e demandas das instituições de segurança e defesa de outros países. A empresa Berkana reconheceu que a ABIMDE fez um excelente trabalho de organização do Pavilhão Brasileiro, proporcionando às empresas presentes um local confortável e bem apresentável, e aos convidados e delegações um pavilhão repleto de tecnologia e inovação.
CSD – Componentes e Sistemas de Defesa S.A.
A CSD – Componentes e Sistemas de Defesa atua na produção e fornecimento de bombas aeronáuticas (MK 80, bombas de penetração – blu-109 e APW), foguetes 70mm, fuzis, munições de artilharia (60, 81 e 120mm), munições para obuses de 155 mm, kits de orientação e componentes para empresas de defesa. A CSD é uma empresa do Grupo Hübner, que também atua nas áreas de fundição, usinagem e montagem.
Durante o evento, a CSD estabeleceu conexões com profissionais do setor de defesa de mais de 15 países de todos os cinco continentes. Isso permitiu que explorassem novos mercados com portas abertas para novas possibilidades.
Emgepron
A Empresa Gerencial de Projetos Navais apresentou seus projetos de inovação na área de construção de embarcações, munição naval e de artilharia de grosso calibre. Um destes projetos é o Navio-Patrulha de 500 toneladas, embarcação versátil para ser utilizada na área de defesa e segurança, tendo como principais missões o apoio à operações militares, vigilância da ZEE – Zona Econômica Exclusiva – entre outras.
Para a Emgepron, a feira DSEI foi adequada à promoção comercial da empresa em função dos contatos que estabeleceu com diversas delegações e empresas com potencial para desenvolvimento de negócios.
Gespi Indústria e Comércio de Equipamentos
A Gespi, que atua nas indústrias aeronáutica e de defesa, também desenvolve projetos e produtos especiais para a indústria de defesa e de segurança pública. Entre seus principais produtos estão foguetes de 70 mm (2,75″), bombas aéreas MK 81, 82, 83, 84, bombas aéreas de exercícios BDU-33 e BDU-50, armas leves Anti Tank e Anti Bunker, barcos de patrulha blindados e militarização de aeronave.
Kryptus Segurança da Informação S.A.
A Kryptus é empresa brasileira-suíça, fabricante de equipamento criptográfico e fornecedora de serviços de cibersegurança centrados em garantir um ambiente seguro para a defesa, inteligência, governo, e empresas privadas em todo o mundo. Integrando hardware, software, e serviços, Kryptus oferece tecnologias inovadoras, personalizáveis e confiáveis para proteger dados, aplicações críticas, e comunicações sensíveis, livres de quaisquer leis de vigilância.
M&K Assessoria, Exportadora e Importadora Ltda
A M&K é especializada no embarque de cargas (aéreas, marítimas e terrestres) de produtos controlados, que atende a maioria das empresas brasileiras dos setores militar, de segurança pública e explosivos industriais. Além do agenciamento de cargas controladas, atua na promoção comercial, consultoria logística, importação, exportação e transporte rodoviário nacional. Está localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).
Para M&K LOGISTICS, o evento foi de grande valia para abertura de novas oportunidades e atualização de mercado, revalidações de parceiros comerciais e manutenção de clientes que já operam com a empresa.
Neger Industrial Pesquisa e Desenvolvimento Ltda
A Neger é uma empresa de base tecnológica, que atua nas áreas de engenharia de telecomunicações, acesso à internet, comunicações móveis e sistemas de defesa e segurança pública. A empresa especializou-se no segmento de telecomunicações destinadas a áreas rurais e regiões distantes dos centros urbanos, sendo responsável pelo desenvolvimento do Projeto RuralMAX® Amazônia, que leva acessos de voz e Internet a regiões remotas da Amazônia.
Simtech Representações Ltda
A Simtech é uma empresa especializada na prestação de serviços de representação, assessoria comercial e estratégica para companhias estrangeiras e nacionais interessadas em desenvolver oportunidades de negócios no mercado brasileiro. A empresa atende corporações internacionais com liderança no fornecimento de equipamentos e sistemas, desenvolvendo oportunidades de negócio em diferentes setores do mercado, seja na área pública ou privada.