M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

ABIMDE encerra participação na Euronaval 2024

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) encerrou sua participação na Euronaval 2024, realizada de 4 a 7 de novembro, no centro de exposições Paris Nord Villepinte, próximo a Paris. À frente do Espaço Brasil, iniciativa em...

F-39E Gripen demonstra capacidades avançadas na CRUZEX

Os voos sobre o território inimigo simulado são os mais complexos no contexto do exercício que acontece na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte Destruir, interromper ou limitar a aviação militar inimiga: esses são os objetivos da contraposição aérea ofensiva...

Mais de 4 mil militares se mobilizam para o maior exercício militar do Nordeste

Começou nesta semana a Operação Guararapes 2024, o mais importante exercício militar do Nordeste brasileiro. A operação envolve mais de 4 mil militares da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. A operação destina-se a...

Operação Centauro encerra competição de Viatura Blindada Cascavel

O 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado recebeu a segunda fase da Operação Centauro com foco no emprego da Viatura Blindada de Reconhecimento Cascavel. Entre os dias 4 e 8 de novembro, equipes dos Comandos Militares do Leste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste participaram...

Alckmin defende desburocratização em nome da eficiência econômica em Congresso de Direito Tributário e Aduaneiro

O programa Acredita Exportação, o Portal Único e a licença Flex foram citadas como iniciativas para diminuir a burocracia e incentivar o crescimento econômico A Receita Federal promoveu nesta quinta-feira (7) o início do II Congresso de Direito Tributário e Aduaneiro,...

EMGEPRON conduz parcerias para uso de fontes de energias renováveis pela Marinha do Brasil

Ação está ligada ao Programa Energia Naval que reduz o consumo de energia nas Organizações Militares e amplia o uso de energia renovável A Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) celebrou contratos com as empresas vencedoras dos certames para distribuição...

AMAN realiza manobra escolar com mais de 2 mil militares

Desde o dia 28 de outubro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) coordena a tradicional Manobra Escolar, com previsão de encerramento do exercício no próximo dia 8 de novembro. Nessa edição, o exercício no terreno reúne mais de 2.000 militares, além de 300...

Missões de caça marcam 9ª Edição da CRUZEX

Durante o exercício, FAB apresentou o poder de seu novo caça, o F-39 Gripen, em missões de combate aéreo internacional Alarme aéreo avançado, ataque ao solo, reabastecimento em voo, patrulha aérea de combate, escolta, varredura, lançamento de cargas e pessoal, dentre...

Saab oferece nova capacidade autônoma para embarcações navais

Saab apresenta o Autonomous Ocean Core, um sistema de controle autônomo pronto para uso que oferece recursos de autonomia para plataformas navais de superfície e subsuperfície em missões militares e civis. O Autonomous Ocean Core é um sistema de controle independente...

Companhia Brasileira de Cartuchos lança carabina de pressão Nitro Force

A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), líder mundial em munições e tradicional fabricante de armas longas, anunciou na terça-feira (05.nov.2024), o lançamento da carabina de pressão Nitro Force. A novidade chega para renovar o portfólio de produtos CBC, trazendo a...

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estuda formas de ampliar financiamentos na indústria de defesa, que é responsável por produzir armamentos, munições e outros equipamentos de guerra.

Segundo o banco, a discussão ainda está em fase preliminar. Em caso de avanço, a proposta deve ser apresentada posteriormente para o Ministério da Defesa e para o que o BNDES chamou de “comando de governo”.

Em nota, o banco argumenta que a indústria de defesa é um setor estratégico para o país, gerando tecnologia, emprego e renda.

“No âmbito da nova política industrial do governo, o BNDES está em fase preliminar de discussão de alternativas de apoio ao complexo industrial da defesa, por meio de recursos públicos e privados”, afirmou.

A instituição também disse que já apoia exportações do setor e que isso será mantido por meio da criação de um eximbank.

Eximbank é um organismo específico de fomento a exportações de bens e serviços. A criação desse mecanismo é defendida pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, desde a sua posse, ocorrida em fevereiro.

“A relevância desse setor para a neoindustrialização está expressa em uma missão específica definida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), e está incluída no Novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, afirmou o BNDES.

O Novo PAC, lançado em agosto, promete investir R$ 52,8 bilhões em projetos de defesa. Os investimentos em iniciativas militares foram incluídos em 1 dos 9 eixos estabelecidos no modelo criado pela Casa Civil. A ação foi interpretada como um gesto aos militares após a sucessão de crises com o fim do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em abril, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que o governo estudava proposta para elevar o orçamento das Forças Armadas a um nível equivalente a 2% do PIB (Produto Interno Bruto).

“Hoje nós gastamos 1,3% do nosso PIB nos investimentos das Forças Armadas”, disse o ministro à época, em visita ao maior navio da Marinha.

“Estamos preparando uma proposta combinada com os três comandantes [das Forças] para apresentar primeiro um orçamento de 1,5% [do PIB], depois de 1,8%, depois de 2%, que é o número recomendado pela Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte].”

Múcio foi acompanhado no evento em abril pelo comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen. Na ocasião, Olsen também defendeu elevar os recursos orçamentários da Defesa a 2% do PIB.

“O presidente Lula, desde o primeiro momento, mostrou-se preocupado em dotar as Forças de meios que correspondessem à altura da estatura política e estratégica do Brasil”, disse o comandante à época.

O fomento à indústria é uma das bandeiras da atual direção do BNDES. Mercadante vem insistindo na ideia de que o país precisa se reindustrializar para gerar empregos de qualidade e inovação.

No seu discurso de posse, em fevereiro, o presidente do BNDES elogiou o fato de o Brasil ser a “fazenda do mundo”, em razão do potencial de produção alimentos, mas disse que bens industriais de alto valor agregado também seriam essenciais para o desenvolvimento.

As informações são do Folhapress.

Translate»