Diante de uma necessidade de socorro ou salvamento no mar ou em águas interiores, a nova tecnologia possibilita identificar e localizar mais rapidamente a embarcação em perigo, facilitando o socorro. O funcionamento do aplicativo é baseado no envio de dados da embarcação pelo condutor, por meio da rede de telefonia celular. Por meio do aplicativo, a posição da embarcação em navegação é transmitida a cada 15 minutos para os sistemas de monitoramento da Marinha, operados por todas as Capitanias dos Portos, suas Delegacias e Agências.
Para utilizar o “NAVSEG”, os usuários precisam baixar o aplicativo, disponível nas plataformas Android e IOS, cadastrar os dados da embarcação, registrar um “plano de viagem” e compartilhá-lo antes de iniciar a navegação. Até o momento, mais de 2600 pessoas já fizeram o download da ferramenta.
Com a facilidade de informar os dados da viagem diretamente no aplicativo, o condutor não precisa mais emitir o “aviso de saída”, documento previsto nas Normas da Autoridade Marítima, em que o navegador informa o percurso da sua embarcação. Com isso, não será necessário se deslocar fisicamente até a sede do Iate Clube, Marina ou Capitania para a entrega do formulário.
O lançamento do “NAVSEG” aconteceu de forma simultânea em diversos estados do País. No Rio de Janeiro, o evento foi realizado na sede da Capitania dos Portos. Segundo o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, o aplicativo é uma inovação importante para incrementar a segurança da navegação.
“O aplicativo ‘NAVSEG’, que foi desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais, ou seja, pela Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério do Turismo, vai trazer muito mais segurança para as embarcações que navegam nas nossas águas interiores e também na nossa costa. Por meio desse aplicativo, a Marinha vai poder monitorar a posição da embarcação a cada momento durante a sua navegação. Se a embarcação tiver uma emergência, uma necessidade de atendimento, a Marinha já sabe onde a embarcação está. Isso vai poupar tempo e esse tempo é precioso na hora do atendimento”, explica o Almirante Salgueirinho.
O “NAVSEG” foi criado especialmente para aumentar a segurança de embarcações de esporte e recreio, mas também é adequado para condutores de embarcações de pequeno e médio portes, como barcos de pesca, turismo náutico e transporte comercial de passageiros ou carga.
Para o velejador Bernardo Arndt, que veleja há 50 anos, o aplicativo é um avanço. “Há muito tempo nós queríamos um dispositivo que nos conectasse diretamente com a Marinha de uma maneira simples, para que pudéssemos reportar nossas viagens. Então, eu considero que o ‘NAVSEG’ foi a solução perfeita e muito valiosa, porque a Marinha pode nos monitorar ao vivo. Isso traz uma segurança que até então não tínhamos”, ressaltou.
Além da MB monitorar o trajeto em tempo real, os Clubes Náuticos e Marinas cadastrados no aplicativo também receberão notificações automáticas, por e-mail, informando o início e a conclusão da viagem. A iniciativa da Marinha, por meio da Diretoria de Portos e Costas com o apoio do Centro de Análises de Sistemas Navais, tem parceria com o Ministério do Turismo, e chega para otimizar as ações da Força no incremento da segurança da navegação.
Veja como funciona o “NAVSEG”
As informações são da Agência Marinha de Notícias.