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NOTÍCIAS

Voluntárias para o serviço militar feminino podem se alistar a partir de 1º de janeiro. Confira detalhes do recrutamento

Uma iniciativa pioneira prevê um incremento no efetivo das Forças Armadas a partir do próximo ano: o alistamento militar feminino. O processo  terá início em 1º de janeiro e seguirá até 30 de junho, com a oferta de 1.465 vagas, destinadas às mulheres que completam 18...

Marinha dá início a Operação “Navegue Seguro 2025”

Denominada "Flecha Noturna II", ação foi executada por militares das três Forças O aumento das atividades no litoral e nas águas interiores do País durante os meses de verão revelam a importância da Operação “Navegue Seguro”. Apesar de rebatizada, as atividades...

Operação “Catrimani II” explode dois aeródromos clandestinos do garimpo

Denominada "Flecha Noturna II", ação foi executada por militares das três Forças Entre a noite de segunda-feira (16) e a tarde de terça-feira (17), o Comando Conjunto "CATRIMANI II" interditou dois aeródromos clandestinos utilizados por garimpeiros. Os alvos foram as...

Defesa participa das discussões pela proibição de armas biológicas

Com assessoramento técnico e interação com a comunidade internacional, o Ministério da Defesa participou, na sede da ONU, em Genebra, na Suíça, da 5ª Sessão do Grupo de Trabalho para o Fortalecimento da Convenção para Proibição de Armas Biológicas (CPAB). A pasta foi...

4ª edição da revista “A Defesa” apresenta balanço das principais ações em 2024

Confira (aqui) a versão digital da 4ª edição da revista “A Defesa", que  apresenta o balanço das ações realizadas pelo Ministério da Defesa e pelas Forças Armadas ao longo de 2024. O periódico também é uma prestação de contas à sociedade, como explica o Ministro da...

General Montenegro assume o Comando Militar do Sudeste

O Comando Militar do Sudeste (CMSE) realizou, na manhã desta terça-feira (17), a cerimônia de passagem de comando no Quartel-General, localizado em São Paulo. O evento formalizou a transferência do cargo de Comandante do General de Exército Guido Amin Naves para o...

MDIC edita portaria para regulamentar a autocertificação para exportação

Medida desburocratiza processos, alinha o Brasil às melhores práticas internacionais e torna as exportações brasileiras de bens menos onerosas para o exportador O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) publicou na edição desta...

Exército participa da Conferência Mulheres e Operações de Paz

No dia 12 de dezembro, ocorreu no Uruguai a Conferência Internacional Mulheres e Operações de Paz da ONU: Oportunidades e Desafios para uma Participação Significativa, evento no qual participou como painelista a Tenente-Coronel Renata de Castro Monteiro Netto, do...

Akaer avança no projeto do veículo lançador de satélites VLN AKR

A Akaer, empresa brasileira líder em inovação nos setores de Defesa e Aeroespacial, concluiu com sucesso a Fase A do projeto do Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLN AKR). Essa etapa marca um avanço do Brasil rumo à soberania no lançamento de satélites Nesta...

Grupo EDGE e Indra formalizam acordo para criação da PULSE, empresa especializada em fabricação de radares, com sede em Abu Dhabi

 O acordo, assinado na presença da Ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, alinha-se com o Plano Estratégico Leading the Future da Indra e com a visão da EDGE de expandir as capacidades soberanas, fomentando a inovação e a produção de alta tecnologia nos EAU....
Historiador explica como a Força Naval atuou para o fim do domínio português
Às margens do Rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I ecoou o grito da Independência, tornando o Brasil livre de Portugal. Nesse período de relações conflituosas, a Força Naval desempenhou um importante papel para impedir a chegada das tropas fiéis à Coroa portuguesa ao Brasil, e para conter as províncias brasileiras aliadas a Portugal, assegurando, pelo mar, a soberania da jovem Nação.

Na semana em que se comemoram os 201 anos da Independência, a Agência Marinha de Notícias relembra o fato e conversa com o historiador, Vice-coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (EGN), Capitão de Mar e Guerra Francisco Eduardo Alves de Almeida. O militar é graduado, mestre e doutor em História Comparada, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. Possui os prêmios “Jabuti”, da Câmara Brasileira do Livro, “Jaceguai” e “Tamandaré”, pelo Clube Naval, “Marquês do Paraná”, pelo Instituto Histórico Geográfico Brasileiro e Universidade Cândido Mendes, e “Dignidade Acadêmica Magna Cum Laudae” em História, pela UFRJ.

Com o aprofundamento da crise entre Brasil e Portugal, o único caminho para alcançar a Independência em todo o território brasileiro era o mar. Como a Marinha Imperial contribuiu para impedir a chegada de reforços portugueses?
A ação da Marinha Imperial foi fundamental. Primeiramente, por não existirem estradas ligando os diferentes pontos do território do Brasil, o mar era o principal meio de transporte entre as províncias. Com isso, as tropas de Dom Pedro só podiam ser transportadas por mar e a Marinha passou a ser o principal instrumento para isso. Em segundo lugar, houve assistência às ações do Exército Brasileiro, por meio de apoio de fogo naval contra as tropas portuguesas no terreno. Em terceiro lugar, a Marinha dispunha da capacidade de dissuasão, com a ameaça do uso da força provinda do mar, como aconteceu com a resistência que havia no Maranhão. Em quarto lugar, havia a proteção das linhas de comunicação marítimas contra navios lusitanos que tentassem interferir nesse tráfego e, por fim, a função clássica do poder naval, que é o controle ou o domínio do mar. O combate de 4 de maio de 1823, em Salvador, embora inconclusivo, demonstrou a vontade dos brasileiros em se libertar do jugo lusitano e indicou que o preço a ser pago por reforços vindos de Lisboa seria muito alto.


Capitão de Mar e Guerra Alves de Almeida, Vice-coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da EGN

Quais foram os principais líderes da Marinha que desempenharam papel crucial na luta pela Independência?
Nos campos político e estratégico, sem dúvida, José Bonifácio, Luís da Cunha Moreira e o Marquês de Barbacena foram os principais expoentes na criação da Armada Imperial. Nos campos operacional e tático, o maior deles foi Lorde Thomas Cochrane, o real fundador da Marinha Imperial quem organizou, treinou, incentivou e lutou lado a lado com aderentes à nossa Independência. Neste ponto, gostaria de me deter um pouco mais. Estudiosos da História do Brasil apontam que Cochrane era, fundamentalmente, um mercenário e não tinha patriotismo. Replico que o conceito de mercenário no século XIX não é o mesmo de hoje. O mercenário no século XIX era aquele que lutava por um ideal e não apenas por dinheiro. Cochrane foi contratado, arriscou sua vida e criou uma Marinha como o espelho do que viveu no Reino Unido, uma marinha moldada pelo herói Lorde Nelson, morto em combate em Trafalgar.  Cumpriu a sua missão com valentia e incutiu nos membros daquela Força Naval nascente o espírito da ofensiva, da iniciativa e do destemor em combate que iria se constituir na base do Poder Naval brasileiro. Ele merece ser admitido como herói da Marinha, ao lado de nomes como John Pascoe Grenfell, James Norton e o sempre lembrado, mas ao mesmo tempo esquecido, John Taylor. Eles foram os fundadores de nossa Marinha.


“Batalha de 4 de Maio”, na costa baiana, entre a recém-criada Esquadra Imperial brasileira e as forças navais portuguesas

Como a criação da Marinha de Guerra foi importante para a manutenção da unidade territorial brasileira?
A criação da Marinha Imperial proporcionou o deslocamento de tropas e poder naval para os diferentes rincões do Brasil. Vale lembrar que, na época, inexistiam estradas e todo deslocamento de pessoas e bens materiais eram realizados por via marítima. Sem o controle das linhas de comunicação, a consolidação da Independência e a manutenção da unidade territorial não seriam possíveis. Províncias distantes como Cisplatina, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Pará foram regiões em que houve resistência contra a separação de Portugal. Sem uma Marinha de combate, a Independência não seria realizada e, possivelmente, teríamos dois, três ou quatro países diferentes do que é hoje o Brasil. Alguns anos depois, no Período Regencial, mais uma vez, a Marinha Imperial seria chamada para apaziguar os ânimos exaltados em províncias rebeladas contra o poder central.

Quais estratégias navais foram utilizadas durante esse período?
Foram utilizadas quase todas as estratégias navais durante a Guerra de Independência. A primeira, a procura pela Batalha Decisiva quando Cochrane forçou o combate contra a esquadra portuguesa, em 4 de maio de 1823. O conflito provocou, posteriormente, a saída das tropas portuguesas da Bahia para Lisboa, em julho daquele ano. Em segundo lugar, a Guerra de Corso contra os navios portugueses que ainda navegavam nas costas brasileiras durante o período. Em terceiro lugar, a Esquadra em Potência que é a ameaça de utilização do poder naval em determinada circunstância contra uma força substancialmente superior. Esse foi o caso contra uma força lusitana que estava sendo formada em Lisboa para contestar a nossa Independência. A Esquadra em Potência deve se relacionar intimamente com a dissuasão e a mobilidade para ter efetividade, e foi isso o que aconteceu. Por fim, o Bloqueio, que alguns teóricos não incluem como uma estratégia, mas que, segundo percebo, merece menção. Na Independência, Cochrane e seus subordinados utilizaram o bloqueio intensivamente em Salvador, em Recife, na Cisplatina, no Maranhão e em Belém.

Além da participação direta na Independência, qual o papel da Marinha na construção da identidade nacional pós-independência?
Quando se fala em identidade nacional, deve-se correlacionar com o sentimento de pertencer à Nação brasileira, por parte da população. Em 1822, ainda não existia o sentimento de ser brasileiro. Prevalecia a percepção de pertencer à província e ao Reino Unido de Portugal e Algarves. O sentimento nacional provinha, essencialmente, da elite brasileira que percebia que deveria ser criado, na população daquele território, o sentimento de pertencer a uma nova nação, desvinculada de Portugal. Não à toa, criou-se, em 1838, o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, com finalidade de escrever a história do Brasil e fundamentar, na população, o espírito de ser nacional brasileiro. As Forças Armadas foram, desde a gênese do Estado brasileiro, instituições permanentes ligadas ao poder governamental constituído, o Império, um dos elementos da Nação. Foram os instrumentos de reafirmação do Brasil independente de Portugal, ao se contraporem às forças lusitanas que lutavam para manter o país unido a Lisboa. As lutas da independência, da Cisplatina, os conflitos regenciais, as questões no Prata e, por fim, a Guerra da Tríplice Aliança reafirmaram essas Forças Armadas como as guardiães do Estado Nacional, atendendo à diplomacia imperial. Assim, o papel da Marinha, em especial, foi fundamental para termos um Estado independente e soberano.

Assista ao vídeo:

 

As informações são da Agência Marinha de Notícias.

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