Encontro reuniu autoridades do Ministério da Defesa e associações
Participaram do evento, o presidente-executivo da ABIMDE, general Aderico Mattioli; o coordenador do Comdefesa, Baltazar José dos Santos; o Diretor do Departamento de Promoção Comercial (DEPCOM) do MD, Almirante Vagner Belarmino de Oliveira; o presidente do Comdefesa, Anastacios Apostolos Dagios; o Secretário de Produtos de Defesa do MD, Brigadeiro Rui Mesquita; o Diretor Jurídico do Comdefesa, Sóstenes Arruda; e o Diretor do Departamento de Produtos de Defesa do MD, Coronel Hilton Grossi Silveira.
O grupo esteve reunido para tratar do III Seminário de Defesa e Segurança do Estado de Goiás, que acontecerá na semana de 20 de maio de 2024, no Centro de Convenções de Anápolis, com o apoio de autoridades e do empresariado de diversos segmentos.
O objetivo principal do evento será mostrar e estimular o mercado interno e externo no segmento de defesa e segurança, além de ser o ponto de partida de um planejamento estratégico para os próximos anos.
O presidente-executivo da ABIMDE parabenizou o Comdefesa pela iniciativa. “Este evento tem por objetivo enfatizar as potencialidades regionais de Goiás e valorizar a região Centro-Oeste do país. Anápolis é um hub modal logístico – aéreo, ferroviário e terrestre –, e por esta razão um local atrativo para investimentos com crescentes capacidades que precisam ser fomentadas”, destacou.
O Estado de Goiás
Goiás é um dos 26 estados brasileiros e está situado na região Centro-Oeste do país. É o sétimo estado em extensão territorial e está em uma posição geográfica privilegiada. Limita-se ao norte com o estado do Tocantins, ao sul com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, a leste com a Bahia e Minas Gerais e a oeste com Mato Grosso.
Goiânia, sua capital, é o núcleo polarizador da Região Metropolitana, aglomerado de 20 municípios que abriga mais de 2,5 milhões de habitantes e aproximadamente 40% do Produto Interno Bruto goiano.
O crescimento econômico com grande oferta de oportunidades é um atrativo do estado, que abriga grandes indústrias, mas tem no setor de serviços o pilar de sua economia. Em 2019, Goiás era a nona economia brasileira com um PIB maior que R$ 200 bilhões, representando 2,8% do PIB nacional. Sua renda per capita era maior que R$ 29 mil.