Nesta terça-feira (29), foi realizada a abertura da 18ª edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). O CADN ocorrerá até o dia 31 de agosto, e tem como finalidade o estímulo à reflexão e aos estudos de temas que envolvam a Defesa Nacional.
Realizado pela Escola Superior de Defesa (ESD) em parceria com a AFA, o evento reúne nesta edição 270 alunos e professores dos sete minicursos e dos 39 trabalhos selecionados pelo Comitê Técnico Científico da 18ª Edição do CADN. Este ano o congresso traz novas oportunidades e incentivos para a comunidade acadêmica.
Após a abertura oficial do evento realizada pelo Vice-Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, os congressistas participam de duas palestras: uma intitulada “A Segunda Guerra Fria, a Emergência Climática e os Riscos e Oportunidades do Brasil”, proferida pelo Prof. Dr. Eduardo José Viola (UNB/FGV); e outra sobre “A Ciência como Fermenta Geopolítica”, apresentada pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo Câmara Saraiva (UNB/ESD).
O primeiro dia do evento tem audiência híbrida, com participação do público presencial e transmissão online na página da ESD no YouTube (https://www.youtube.com/tvesd).
As informações são do Ministério da Defesa.